Tudo sobre o CMNET da TOTVS

totvs
28-10-2019

Vantagens da solução

A tecnologia transformou profundamente o comportamento dos clientes no setor hoteleiro, gerando novas necessidades para as empresas desse segmento, independente do porte, da especialidade ou da região em que a empresa opera. A conectividade criou um mercado muito mais competitivo e desafiador, que obriga o setor de hotelaria a se reinventar diariamente.

O CMNET foi desenvolvido para acompanhar essas transformações. Um sistema capaz de atender as demandas de hotéis, pousadas e redes hoteleiras de todos os portes, em todos os segmentos de atuação, em qualquer região do país. Não importa se o seu hotel é mais voltado para lazer ou eventos, se é econômico ou luxuoso, o CMNET é a solução certa para você.

Setores atendidos

  • Hotéis de luxo
  • Hotéis corporativos
  • Hotéis econômicos
  • Pousadas
  • Spas
  • Resorts
  • Redes hoteleiras

Principais Benefícios

O CMNET é uma solução ao mesmo tempo robusta e flexível. Trata-se de um produto com estrutura modular, que permite a você montar o pacote mais adequado para sua operação hoteleira. Sempre cobrindo todas as demandas operacionais, de controladoria, recepção de hóspedes, distribuição e reservas, almoxarifado, contas a pagar, compras, entre outras. 

Além disso, o sistema não é engessado. Ou seja, você pode programar os parâmetros do CMNET para atender suas necessidades específicas, sempre com a melhor relação de custo e benefício para sua empresa. 

A solução é versátil e possui ferramentas mobile para aumentar sua eficiência no frontoffice e nos pontos de venda dentro do hotel. O CMNET conta ainda com ferramentas de Business Intelligence que permitem avaliar todos os indicadores operacionais do seu hotel, para corrigir gargalos, reduzir custos e tornar sua operação muito mais lucrativa.

Incorporado ao portfólio da TOTVS em 2016, o sistema CMNET conta ainda com a estrutura de suporte e desenvolvimento da maior empresa de tecnologia do Brasil. 


Módulos que compõem a solução


Visão geral:

Hotal Frontoffice

  • Frontoffice, Caixa e Central de Reservas
  • Eventos
  • Telefonia
  • GAP e SPA
  • Time Sharing

Hotal Backfull

  • Almoxarifado
  • CAF
  • CAP
  • CAR
  • CFinan
  • Compras
  • Contabilidade
  • Contratos
  • GlobalCM
  • Manutenção
  • Planejamento e Orçamento
  • RAD
  • DAluguel
  • Condomínio
  • Mútuo
  • FaturaHotel


Hotal Fiscal

  • Fiscal Flex
  • Fiscal DFe
  • IRRF Fiscal


PDV

CMNET Reserva de Distribuição


Entenda melhor cada módulo:

 

HOTAL Frontoffice

 

VHF Frontoffice, VHF Caixa e Central de Reservas

A gestão da sua operação hoteleira começa pela recepção. O módulo VHF Frontoffice, VHF Caixa e Central de Reservas, do CMNET, é responsável por gerenciar processos de check-in, emissão de documentos fiscais e cupons fiscais estaduais, tarifas e até o check-out e a saída do hóspede. Com eles, você agiliza o atendimento, reduzindo filas e o tempo de espera nos processos de check-in e check-out.

Além disso, o módulo administra todo o processo de contato e reserva do hóspede, antes mesmo de ele chegar ao hotel. O operador da central de reservas consegue realizar o input da reserva, emitir slip, orçamento de reservas e preencher a FNRH, enquanto negocia a estadia dos hóspedes e acompanha a disponibilidade de quartos em tempo real.

Tudo é feito de forma fácil e intuitiva, com um BI de ocupação para facilitar a consulta em tela, com possibilidade de exportar a consulta para uma planilha Excel e visualizar tudo em forma de gráficos. Ao mesmo tempo em que controla a disponibilidade, o sistema permite que a equipe que cuida da manutenção faça a gestão dos quartos limpos e libere as acomodações, agilizando o processo de recebimento de novos hóspedes.

Além disso, o módulo é integrado aos principais sites e serviços de reservas do mercado, como Amadeus, Expedia, Booking e Decolar, entre outros, por meio do CMNET Reservas ou do Higs. Cada reserva registrada nesses sites é encaminhada automaticamente para o CMNET e incorporada ao sistema. Assim, você evita erros desagradáveis e proporciona a melhor experiência para os hóspedes desde o primeiro contato.

Eventos

O segmento de eventos é uma importante fonte de receitas para o setor hoteleiro. Com o módulo de Eventos do CMNET, você tem um grid que ajuda a controlar, em tempo real, todas as informações de disponibilidade das instalações para atender à demanda por realização dos eventos. Além disso, o sistema permite verificar o número de quartos disponíveis durante a realização de cada evento, de modo a otimizar a receita gerada nessa atividade. 

O próprio módulo gera as propostas e orçamentos solicitados, em documentos padrões, que você pode alterar de acordo com sua necessidade. Se o evento for fechado, o CMNET gera o contrato para seu hotel sem perda de tempo. 

Além disso, o módulo de Eventos permite fazer todo o planejamento necessário, calculando número de horas, funcionários mobilizados, pessoal de apoio de empresas terceirizadas, infraestrutura e etc. O sistema também gera  ordens de serviço para cada área automaticamente, de acordo com os cálculos e prazos programados. O módulo também conta com uma ferramenta de Business Intelligence que permite ainda avaliar os indicadores de atendimento e otimizar sua operação na área de eventos.

Telefonia

O módulo de Telefonia do CMNET vai muito além do controle de ligações do hóspede no quarto. Ele permite que você ofereça aluguel de filmes e cobre por serviços de conexão à internet no quarto. As informações são registradas no módulo e integradas diretamente ao Frontoffice para cobrança posterior. 

GAP e SPA

Sua qualidade de atendimento fica muito melhor com o módulo GAP e Spa do CMNET. Com ela, você direciona todos os pedidos dos hóspedes para uma central: de uma toalha na beira da piscina ao pedido de limpeza no quarto. O GAP repassa os pedidos para a área responsável. Assim, o atendimento ganha mais eficiência e organização, permitindo proporcionar melhor experiência para os hóspedes durante a estadia.

O módulo também controla o agendamento de serviços de Spa, com lançamento automático dos serviços prestados diretamente na conta do hóspede, por meio de integração com o VHF Caixa, sem necessidade de controles paralelos. Isso agiliza a prestação do serviço e facilita o controle do custo operacional das atividades.

Time Sharing

Cada vez mais hotéis e resorts oferecem serviços de time sharing para seus clientes. Controle toda essa operação com o módulo Time Sharing do CMNET. Ele permite registrar os dados de prospects, apresentações, vendas, comissões, contratos, pontuação dos clientes e utilização das diárias.

Tudo integrado com os módulos de VHF Caixa e Central de Reservas, para evitar problemas de disponibilidade e otimizar a ocupação do seu hotel. Além disso, o módulo permite bloquear clientes inadimplentes. 


HOTAL Backfull

 

Almoxarifado

Mantenha um controle de estoque mais rigoroso para reduzir custos e aumentar a eficiência da sua operação hoteleira. Com o módulo Almoxarifado do CMNET, você registra toda a entrada e saída de produtos do seu estoque, controlando a movimentação de mercadorias, a emissão e o recebimento de notas.

O módulo também é integrado ao PDV. Desse modo, cada vez que um hóspede pede um refrigerante, por exemplo, o sistema dá baixa do item e atualiza o saldo de estoque, permitindo que você evite rupturas e otimize seu processo de compras. 

CAF (Controle de Ativo Fixo)

Seu hotel é seu patrimônio. Com o módulo CAF de controle de ativos fixos do CMNET, você cuida desse patrimônio, identificando todos os ativos do estabelecimento, fazendo controle de obras e reformas, e mantendo atualizada a avaliação contábil desse patrimônio. Toda vez que você recebe uma mercadoria que é incorporada ao ativo do hotel, o CAF recebe os dados do Almoxarifado e registra o novo item no saldo. O resultado é um controle muito mais rigoroso da depreciação do ativo, melhorando a qualidade da avaliação patrimonial.

CAP (Contas a Pagar)

Facilite o controle das contas a pagar no seu hotel. O módulo CAP do CMNET automatiza esse processo, com integração aos módulos de Faturamento, Almoxarifado, Frontoffice e Time Sharing. Ele recolhe os dados de todas essas fontes, e gera os documentos para realização dos pagamentos. O módulo também conta com integração com bancos para a geração dos arquivos de pagamento. Tudo sem preenchimentos manuais, com dados muito mais confiáveis e seguros.

CAR (Contas a Receber) 

Não perca receitas por falta de controle. Com o módulo CAR, de contas a receber do CMNET, o processo é todo automatizado. O módulo é integrado aos módulos de Frontoffice e Central de Reservas, gerando automaticamente os boletos de cobrança a partir do fechamento de reservas e outros processos geradores de receita. Assim como o CAP, o módulo CAT também possui integração com os bancos para emitir os boletos nos formatos exigidos por cada instituição bancária.

CFinan (Controle Financeiro)

Controle seu fluxo de caixa para manter a saúde financeira do seu hotel. O módulo CFinan do CMNET evita erros e procura manual das entradas e saídas de caixa. Ele concentra em um só lugar todos os dados gerados pelo módulo VHF do sistema e pelo módulo Financeiro do BackOffice. Todas as contas, aplicações financeiras, pagamentos em dinheiro ou cheque são registradas e discriminadas, permitindo um controle muito mais eficiente do fluxo.

Compras

Ganhe mais agilidade e reduza custos em seu processo de compras. Com o módulo de Compras do CMNET você gera cotações e ordens de compra automaticamente. Assim, você garante a melhor compra segundo as especificações exigidas pelo seu hotel. 

O módulo funciona de forma integrada com o Almoxarifado, permitindo que você reponha o estoque sempre que algum item atingir o nível crítico, sem necessidade de retrabalho. O próprio sistema dispara o e-mail com o pedido de orçamento ou pedido de compra para os fornecedores cadastrados no módulo. Desse modo, tudo fica mais ágil e econômico para sua operação hoteleira.

Contabilidade

Notas, despesas, receitas, não deixe nada de fora do seu registro contábil. O módulo de Contabilidade do CMNET permite um registro fiel de todas as movimentações para garantir 100% de conformidade nas suas obrigações legais. Tanto no regime de caixa quanto no regime de competência, conforme você escolher. Com integração aos demais módulos do sistema, ele permite, por exemplo lançar automaticamente os dados de cada check-out nos livros contábeis. 

O mesmo acontece com todos os outros processos que geram movimentação contábil no PMS. Basta criar os parâmetros uma vez, que o registro passa a ser automático. Isso facilita o preenchimento correto das obrigações fiscais mensais. Além disso, agiliza todo o processo de contabilidade, evitando preenchimento manual e dando maior segurança e confiabilidade aos dados. 

Contratos

Evite dores de cabeça na gestão de contratos com fornecedores e clientes corporativos. O módulo de Contratos do CMNET permite gerenciar de forma automática, em um só lugar, todos os prazos, faturamento, recebimento, limites de crédito e demais variáveis presentes em todos os contratos firmados por seu hotel. 

Além de aumentar o controle sobre a carteira de contratos, o módulo permite que você execute emissão de notas e inclusão de aditivos contratuais. Todos os dados são recebidos por meio de integração com o sistema de Contas a Pagar e Contas a Receber do CMNET, capturando os dados de cobranças e recebimentos gerados pelo contrato, para de forma simples e rápida.

GlobalCM

Ganhe mais segurança no uso de dados no seu hotel. Com o módulo GlobalCM do CMNET, você concentra informações de forma muito mais segura, controlando os acessos a cada módulo e a permissão para uso de cada ferramenta do sistema. Você cadastra os usuários e as permissões de acesso a cadastros de clientes, fornecedores, endereços, estoques e outros dados sensíveis para sua operação hoteleira.

Manutenção

A manutenção é fundamental para preservar o valor do seu patrimônio e oferecer melhor qualidade de experiência para seus hóspedes. Com o módulo especializado de Manutenção do CMNET, você controla todos os processos relativos à gestão das ordens e sua execução. Por meio do sistema, a Governança aciona a equipe de manutenção para atender os casos corretivos. Além disso, o módulo permite que você planeje e organize com mais efetividade suas rotinas de manutenção preventiva.

Planejamento e Orçamento

Com o CMNET você projeta o futuro, sempre de olho no presente. No módulo de Planejamento e Orçamento você elabora o seu orçamento para o ano fiscal, e acompanha a execução para ver se tudo está saindo conforme o previsto, ou se é necessário fazer correções. 

O módulo é integrado aos módulos de Contas a Pagar (CAP) e de Compras, compartilhando informações de forma automática. Além disso, você pode parametrizar limitadores para evitar que suas compras e contratações não ultrapassem os valores orçados, para manter o orçamento estritamente dentro do previsto.

Desse modo, você tem um controle muito mais rigoroso da sua operação e evita desequilíbrios que podem comprometer a saúde financeira e operacional da empresa.

RAD – Registro de Alçadas e Decisões

Agilize a aprovação de compras sem perder o controle do processo. Com o RAD, módulo de Registro de Alçadas e Decisões do CMNET, você dá limites de autonomia para os pedidos de compras de seus funcionários, tornando o processo mais rápido. Ao mesmo tempo, estabelece tetos por item, por setor e por funcionário. O próprio módulo dispara o pedido de aprovação aos responsáveis quando a solicitação de compra é emitida, sem perda de tempo.

DAluguel

Gerencie com eficiência a distribuição de receitas de aluguel a seus investidores. O CMNET conta com o módulo DAluguel, que faz a divisão dos valores por fração ideal e divide as receitas proporcionalmente para cada investidor de acordo com sua cota. Os dados gerados são enviados para o módulo de Contas a Pagar que, então, gera os pagamentos automaticamente. 

Condomínio

Mantenha o controle da partilha de despesas de condomínio dos investidores. O módulo de Condomínio do CMNET faz o cálculo e a divisão das despesas segundo a fração ideal, gerando a cobrança de acordo com a cota de cada investidor. O módulo é integrado ao Contas a Pagar, e a geração da cobrança é automática. 

Mútuo

Mantenha controle absoluto sobre as movimentações financeiras dos diferentes hotéis de sua rede. O módulo Mútuo, do CMNET, ajuda você a coordenar envios de documentos e de contas a pagar e a receber entre a Matriz e as Filiais do grupo hoteleiro. Integrados aos módulos CAP e CAR, ele permite gerenciar todo esse movimento de receitas e despesas entre os estabelecimentos da rede de forma centralizada e automática, evitando trabalho redundante e melhorando a qualidade do controle. Tudo para dar mais eficiência financeira a seu negócio. 

Fatura Hotel

Automatize seu processo de faturamento e melhore o controle de comissões, para ganhar muito mais eficiência na sua rotina. O Fatura Hotel, módulo de faturamento do CMNET, permite que você controle todo esse processo de forma automática, sem dor de cabeça.

O módulo é integrado ao Frontoffice, à Central de Reservas, e aos módulos de Eventos, PDV, Contas a Pagar e a Receber. Então, quando alguém faz uma reserva por meio de um site como o Booking, por exemplo, e a reserva é registrada no Frontoffice, o Fatura Hotel gera a fatura da operação para o site com o respectivo registro no Contas a Receber, ao mesmo tempo em que calcula a comissão devida para o site gerando o respectivo registro no Contas a Pagar.

 

HOTAL Fiscal

 

Fiscal Flex

Evite dores de cabeça com a geração de documentos fiscais. O módulo Fiscal Flex do CMNET cuida da emissão de Notas Fiscais Eletrônicas, Notas Fiscais Eletrônicas ao Consumidor, SAT e Danfe 55. Além disso, ele responde por todas as suas entregas fiscais relativas ao Sped. E o sistema é parametrizado de acordo com o estado e o município em que seu hotel está instalado. O Fiscal Flex também é integrado aos módulos de Frontoffice, PDV, Almoxarifado, Eventos e Time Sharing, permitindo gerenciar todos os movimentos que geram obrigações fiscais dentro da operação hoteleira. Assim, você fica 100% em conformidade com a lei.

Fiscal DFe

Para cuidar da emissão de documentos fiscais de forma simplificada, nos diversos pontos de venda do seu hotel, o CMNET conta com o módulo Fiscal DFe. O módulo é mais flexível e integrado ao PDV, funcionando como um serviço para emissão de NFCe, SAT e NFe, durante a operação, automaticamente, fazendo o envio do documento para a Sefaz.

IRRF Fiscal

Não perca tempo para fazer o Imposto de Renda do seu hotel. O módulo IRRF Fiscal do CMNET é integrado com Contas a Receber e Contas a Pagar, recolhendo todas as informações para geração da DIRF e emissão de DARF de forma automática. Tudo de forma ágil, com muito mais assertividade no preenchimento dos dados, para evitar problemas com a Receita.

 

PDV

 

Gerencie todos os seus pontos de venda com a máxima eficiência e agilidade. O PDV é a solução de controle de pontos de venda do CMNET. Com ele, você controla a venda de produtos e serviços dentro do seu hotel, seja no restaurante, no bar, na piscina, na loja e onde mais você precisar. 

A solução, contratada à parte, é prática e possui integração com a cozinha, e com o sistema mobile de comanda eletrônica, para gerenciar os pedidos mais facilmente, agilizando o atendimento. Além disso, o PDV é integrado ao Frontoffice e ao Almoxarifado, para agilizar o faturamento das contas do hóspede e facilitar o controle de estoque e a geração de pedidos de compra, à medida que os produtos são consumidos.

O PDV também possui integração nativa com o Protheus Backoffice, com o sistema Hotal Full e com outros softwares de PMS disponíveis no mercado. 


CMNET Reserva de Distribuição

 

Quando o hóspede reserva um quarto em um site de viagens, as informações de disponibilidade, rate plan, tarifas, valores e estratégias tarifárias são enviadas diretamente para a sua central de reservas e para o seu PMS, graças à suíte CMNET Reserva de Distribuição. Assim, você centraliza os processos que controlam o conteúdo do seu hotel nos diversos canais de vendas.

Além disso, possui integração aos principais sites e serviços de reservas do mercado, como Amadeus, Expedia, Booking e Decolar, entre outros, por meio do CMNET Reservas ou do Higs. Cada reserva registrada nesses sites é encaminhada automaticamente para o CMNET e incorporada ao sistema. Com ela, você evita erros desagradáveis e proporciona a melhor experiência para os hóspedes desde o primeiro contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário *