Tudo sobre o TOTVS Agro Beneficiamento

Vantagens do sistema

O agronegócio encara o desafio da produtividade em todos os elos da sua cadeia produtiva. Isso também vale para a indústria de beneficiamento. Obter um bom controle de qualidade e rastreabilidade é fundamental para melhorar a qualidade de produção, garantir melhor  acesso a mercados e maior rentabilidade na comercialização.

Por isso, as indústrias de beneficiamento querem sistemas digitais que sejam capazes de rastrear a origem de seus produtos e traçar o caminho percorrido desde a chegada da matéria-prima até o final da linha da produção. Sistemas que proporcionem um controle assertivo da movimentação de amostras para análise visual e laboratorial, e que permitam associar de forma correta o material colhido aos lotes correspondentes de produtos.

Para essas indústrias, o TOTVS Agro Beneficiamento veio para acabar com essa busca. 

 

Segmentos atendidos

  • Agro: cultivo de algodão

 

Principais benefícios

O TOTVS Agro Beneficiamento é uma solução de beneficiamento voltada para o cultivo do algodão, com um conjunto completo de ferramentas para acompanhar todo o processo desde a chegada dos fardões até o emblocamento físico do produto.

Para tornar os processos mais eficiente, o sistema conta com integração à tecnologia de RFID nas etapas de:

  • Coleta de Fardões
  • Inclusão do Fardão na esteira de produção
  • Identificação dos Lotes de Produtos Acabados (Fardinhos)
  • Blocagem Física

Além de proporcionar controle perfeito em todas as etapas do processo, o TOTVS Agro Beneficiamento oferece uma excelente experiência de uso, com interface amigável e instalação simples.

O sistema foi desenvolvido com base no mais moderno framework oferecido pela TOTVS. Com isso, proporciona mais velocidade de processamento e pode ser executado em qualquer plataforma.

Além disso, a arquitetura do TOTVS Agro Beneficiamento foi desenhada com base nos processos-padrão da indústria de beneficiamento, tornando sua utilização mais fácil e intuitiva. O sistema também conta com aplicativo móvel, para dar mais versatilidade à sua operação agroindustrial.

O sistema ainda conta com ferramenta de monitoramento da integração de dados. Com isso, você garante a integridade das informações entre o TOTVS Agro Beneficiamento e o seu sistema de ERP. O monitoramento inclui a integração de:

  • Ordens de produção
  • Reportes de produção
  • Criação de blocos
  • Classificações visuais
  • Análises laboratoriais HV1

O monitoramento reduz o risco de erros nos contratos de comercialização e no planejamento de produção dos seus fardões.

O TOTVS Agro Beneficiamento possui integração nativa com os sistemas :

  • TOTVS Backoffice – Linha Datasul,
  • TOTVS Pesagem e
  • TOTVS Agro Multicultivo. 

Além disso, o sistema pode ser integrado por meio de APIs com qualquer ERP ou software especialista do mercado, sempre com processos automatizados e perfeita integração de dados entre os diferentes sistemas utilizados. 

E você não precisa se preocupar com upgrades. O TOTVS Agro Beneficiamento conta com um agente de atualização automático, que mantém o seu sistema sempre em dia com as novas funções e melhorias de eficiência do produto.

 

Funcionalidades que compõem o sistema

Visão geral:

  • Unidade de Beneficiamento de Algodão
    • Envio e Chegada da Matéria-Prima
    • Integração com TOTVS Pesagem
    • Beneficiamento
    • Análise 
    • Emblocamento
  • Gestão de Beneficiamento

 

Entenda melhor as funcionalidades:

Unidade de Beneficiamento de Algodão

Com a Unidade de Beneficiamento de Algodão do TOTVS Agro Beneficiamento, você controla a qualidade da matéria-prima e a produção de fardos provenientes dos fardões de algodão colhidos no campo.

Dessa forma, sua empresa tem melhor controle, gerenciamento e rastreio do material durante todo o processo de beneficiamento, desde a previsão do fardão até a comercialização do fardo de pluma de algodão e seus subprodutos (fibrilha, caroço de algodão e palhinha).

Envio e Chegada da Matéria-Prima

O processo começa com o controle da matéria-prima ainda na colheita. Por meio do aplicativo do TOTVS Agro Beneficiamento, você lê as etiquetas dos fardões que serão enviados para sua indústria e registra no sistema os fardões previstos para o beneficiamento.

A validação da digitação da etiqueta SAI, padrão utilizado pela Abrapa, é feita diretamente na Tela de Beneficiamento do sistema, com preenchimento automático sequencial, evitando o risco de erros de digitação.

Os dados da fazenda de origem, talhão etc. são sincronizados no sistema automaticamente. A leitura também pode ser feita offline, com sincronização posterior dos dados, caso não haja conexão no local.

Na chegada da matéria-prima, uma nova leitura por meio dos smartphones confirma que os lotes recebidos correspondem ao registro do envio. Esse processo é feito pelo TOTVS Pesagem e, por meio dele, o fardão pode ser incluído em uma fila de produção na beneficiadora.

Quando o fardão é recebido na unidade de beneficiamento, os dados são confirmados a partir das informações coletadas no romaneio do fardão do campo, por meio da leitura dos códigos de barras. Com isso, a origem do fardão é registrada no sistema e o material é endereçado à linha de produção escolhida para o beneficiamento, segundo a cultivar e a qualidade da matéria-prima.

Integração com  TOTVS Pesagem

O TOTVS Agro Beneficiamento é integrado ao TOTVS Pesagem, a solução de automação de balanças da TOTVS. Dessa forma, já na chegada dos caminhões, o peso dos fardões pode ser lançado diretamente da balança para o seu sistema de controle de beneficiamento, sem perda de tempo e sem preenchimento manual, reduzindo a possibilidade de erros no lançamento das informações.

Beneficiamento

O endereçamento dos fardões para a linha de produção pode ser feito por meio do aplicativo do TOTVS Agro Beneficiamento. Dessa forma, você cria automaticamente uma fila na linha de produção, em tempo real.

Como não há necessidade de preencher dados manualmente. Isso reduz a possibilidade de erros e dá mais agilidade ao processo.

Com o beneficiamento, é possível obter o percentual de rendimento dos fardões e a avaliação de peso, de forma integrada ao TOTVS Agro Pesagem, com captura automática dos dados. Através de um leitor de dados, o TOTVS Agro Beneficiamento lê a etiqueta dos fardos por meio do código SAI.

Já para obter os subprodutos do beneficiamento, as ordens de produção são geradas pelo ERP, segundo os percentuais de separação. Ao mesmo tempo, o sistema integra fardos e calcula os subprodutos de forma automática, através da estrutura do produto beneficiado principal, integrando os dados ao módulo de Estoque do TOTVS Backoffice – Linha Datasul.

Análise

Encerrado o beneficiamento, é hora de coletar o material produzido para análise. Nesse momento, por meio das malas de classificação geradas automaticamente no processo de beneficiamento, o TOTVS Agro Beneficiamento possibilita a classificação visual das amostras que compõem as malas e também permite a importação de análises HV1. Dessa forma, você controla a movimentação das amostras e garante a rastreabilidade de cada mala em relação a seus lotes de origem, proporcionando mais segurança ao processo de classificação. 

Na inspeção visual, os dados de classificação por cor, fibra etc. são lançados diretamente no sistema. A inspeção pode ser realizada por meio de leitores de dados ou pelo próprio app, proporcionando mais agilidade ao processo. A partir dessa etapa, você pode preparar as reservas dos fardos de acordo com as exigências de qualidade dos contratos de comercialização.

Caso haja algum erro de registro na classificação visual de uma amostra, o TOTVS Agro Beneficiamento permite a exclusão da classificação diretamente pelo sistema, sem necessidade de alterar o registro no Banco de Dados.

Quando os laboratórios liberam os laudos de classificação HVI, o sistema pode importar diretamente os dados por arquivo de texto do laboratório, associando corretamente as informações de análise aos lotes correspondentes. Além disso, o sistema é flexível e permite criar layouts específicos de importação, ou trabalhar com qualquer layout utilizado pelo laboratório de análises.

Após a classificação visual e a importação das análises de HVI, os parâmetros de qualidade podem ser integrados com seu ERP para utilização no processo de comercialização do algodão.

Emblocamento

Com os dados da análise incorporados ao sistema, o TOTVS Agro Beneficiamento ajuda você a preparar o emblocamento dos fardos. Você pode seguir os padrões de qualidade estabelecidos pela sua empresa, e também pode criar padrões diferentes de emblocamento no sistema, determinando os parâmetros para  exportação e mercado doméstico, e categorias premium para essas faixas. 

Vale lembrar que a comercialização é fechada no seu sistema de ERP. Nesse caso, o TOTVS Agro Beneficiamento pode exportar os dados do emblocamento para você fechar os contratos. Ou você pode importar os dados do pré-contrato e usá-los como critério para montagem dos blocos. De um jeito ou de outro, o sistema impede que haja mistura de qualidades diferentes durante o emblocamento.

Feito o desenho dos blocos, o aplicativo do TOTVS Agro Beneficiamento também auxilia os operadores a realizar o emblocamento físico dos fardos. Por meio do app, é possível ler a etiqueta do fardo e direcioná-lo corretamente para o bloco previsto. Assim, você evita erros na construção dos blocos, respeitando as especificações de qualidade exigidas pelos clientes.

O sistema também permite fazer a gestão dos blocos, controlando quais deles estão abertos ou fechados para receber novos fardos, e quais já estão vinculados a contratos de comercialização ou a contratos já entregues.  

Gestão de Beneficiamento

Com este módulo, o controle do processo de beneficiamento já começa no campo. Por meio do aplicativo móvel, você pode incluir os dados da matéria-prima no TOTVS Agro Beneficiamento, diretamente pelo celular, no momento que os fardões são coletados na fazenda. 

Os dados são registrados no sistema de forma automática, por meio da leitura de QR Code, código de barras ou Data Matrix. O aplicativo também permite acompanhar de perto todas as demais etapas do processo, sempre mantendo a integridade das informações. 

Além disso, o app funciona em modo offline. Ou seja, se a conexão cair, o registro não para. Depois, os dados podem ser sincronizados manualmente, ou de forma automática, assim que o aparelho captar sinal para conexão com a internet.

Tudo isso permite proporcionar mais agilidade ao seu controle, garantindo a qualidade da matéria-prima em todas as etapas do processo produtivo.

TEM INTERESSE NESTE PRODUTO?

LIGAMOS PARA VOCÊ

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO