Tudo sobre o TOTVS Saúde Central de Obrigações

Vantagens do sistema

Em uma atividade complexa e altamente regulada como o setor de saúde, as empresas enfrentam numerosos desafios. Por isso, manter os negócios em compliance com a legislação e as obrigações regulatórias é fundamental. No entanto, manter essa conformidade exige um grande esforço por parte das empresas.

Isso é especialmente crítico no segmento de planos e seguros de saúde, em que as operadoras precisam entregar regularmente uma série de informações à Agência Nacional de Saúde. Uma tarefa extremamente complexa e desgastante, que envolve a coleta de dados de milhares de beneficiários, informações contábeis, pagamentos e despesas, entre outros.

Para enfrentar essas tarefas e cumprir as obrigações legais sem perder a produtividade, as empresas procuram um sistema que automatize esses processos e garanta a integridade dos dados enviados aos reguladores. E para isso, elas contam com o TOTVS Saúde Central de Obrigações, sistema desenvolvido especialmente para atender as demandas de compliance legal das operadoras de planos de saúde.


Setores atendidos

  • Planos de Saúde
  • Planos de Autogestão
  • Planos de Cooperativas Médicas


Principais benefícios

O TOTVS Saúde Central de Obrigações foi criado para ajudar as operadoras de planos de saúde a cumprir suas obrigações legais, com muito mais rapidez e eficiência. Ele funciona como um módulo em separado, integrado de forma nativa aos sistemas TOTVS Saúde Planos Linha Datasul e Linha Protheus.

O módulo é contratado por licenciamento, e conta com uma interface intuitiva e amigável, que proporciona uma boa experiência de uso. O TOTVS Saúde Central de Obrigações conta com APIs que, conectadas ao sistema de ERP, reúnem os dados relativos às obrigações a serem enviadas para os órgãos reguladores, e transmitem essas informações para o TOTVS Saúde Central de Obrigações. Lá, esses dados passam por um processo de pré-validação.

Na pré-validação, todos os dados são exibidos em uma tela, que mostra onde há divergências e o que precisa ser corrigido. Assim, você envia apenas as informações válidas, enquanto faz a correção dos itens divergentes para envio de um arquivo complementar mais tarde.

Além disso, todos os arquivos são gerados sempre dentro do layout exigido pela agência reguladora. Ou seja, você não precisa mais se preocupar com as atualizações.


Principais Funcionalidades

Visão geral

  • Geração da SIB
  • Geração da SIP
  • Geração da DIOPS
  • Monitoramento TISS


Entenda melhor as funcionalidades:

Geração da SIB 

Com o TOTVS Saúde Central de Obrigações, a geração dos arquivos para o Sistema de Informações dos Beneficiários das Operadoras de Planos de Assistência à Saúde para a ANS não será um problema. Todos os meses, os dados são preenchidos automaticamente, com base nas informações colhidas no sistema de gestão da sua empresa. O módulo faz a pré-validação dos dados e informa as eventuais divergências. Com isso, ele gera o arquivo apenas com as informações corretas, devolvendo os itens divergentes para correção. Além disso, o módulo sempre acompanha o layout atualizado exigido pela ANS.

Geração da SIP 

O TOTVS Saúde Central de Obrigações também cuida dos processos relativos à geração dos arquivos trimestrais para o Sistema de Informações de Produtos das Operadoras de Planos de Assistência à Saúde. Todas as despesas e eventos de cada período são coletados e analisados no módulo para que o arquivo seja gerado sem erros, dentro do layout atualizado, e sem perda de tempo ou retrabalho.

Geração de DIOPS

A geração das informações contábeis do seu plano de saúde para a ANS deixa de ser uma preocupação quando você conta com o TOTVS Saúde Central de Obrigações. Com ele, você coleta automaticamente todos os dados contábeis da sua operadora para gerar corretamente, a cada trimestre, o Documento de Informações das Operadoras de Planos de Assistência à Saúde. Todos os dados são pré-validados antes da geração, permitindo corrigir inconsistências e o arquivo sempre obedece ao layout exigido pela agência reguladora.

MonitoramentoTISS

As informações mensais de Monitoramento não causam dor de cabeça para quem tem o TOTVS Saúde Central de Obrigações. O módulo ajuda você a reunir todas as informações de despesas da sua operadora de saúde, relativas aos dois meses anteriores para gerar o arquivo corretamente, sempre com dados validados previamente e em conformidade com o layout da ANS.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *