Tudo sobre o WMS Logix da TOTVS

totvs
06-11-2019

Vantagens da solução

A digitalização das cadeias produtivas criou um desafio para as empresas. Além de precisar ser cada vez mais competitivas e eficientes, elas necessitam operar com um alto nível de integração em relação a seus clientes e fornecedores. Estoques precisam ser enxutos, na medida certa para atender as demandas do mercado de forma ágil, com alto padrão de qualidade e menor custo.

Para enfrentar esse desafio, é preciso manter um controle rigoroso sobre cada variável da operação de armazenagem, mas sem perder a velocidade e a eficiência nos processos. Para isso, as empresas precisam de um sistema de gestão de armazéns e centros de distribuição completo, robusto e com flexibilidade para atender as mais diferentes necessidades de mercado.

É aí que entra o WMS Logix, sistema de gestão especialista da TOTVS, que oferece alta velocidade operacional, com melhor rastreabilidade e precisão no controle de estoque, permitindo otimizar recursos e obter uma gestão mais efetiva da área de armazenagem do seu negócio. Trata-se de uma solução vocacionada para atender empresas de grande e médio porte, com grande versatilidade.

Setores atendidos

  • Operadores Logísticos, na gestão de estoque de terceiros
  • Indústrias, na gestão do estoque de matérias primas e produtos acabados

Principais benefícios

O WMS Logix veio para melhorar os fluxos de informação e de materiais dentro de armazéns e centros de distribuição. Com ele, você reduz custos, melhora a eficiência da operação, rastreia os produtos desde a entrada até a saída dos itens, e melhora a qualidade do serviço prestado aos clientes.

Para isso, o sistema é focado na gestão e controle das operações de recebimento, armazenagem, separação, conferência, embarque, inventário, controle de prazos de validade de produtos, faturamento de serviços logísticos personalizados para os depositantes, e emissão de documentos fiscais. Tudo com 100% de conformidade com a legislação fiscal e tributária do setor.

O WMS Logix é escalável, e acompanha o crescimento da sua empresa, sem necessidade de migração ou adaptação no sistema. A solução também permite configurar os processos de acordo com as necessidades da sua operação e as demandas do mercado. 

O resultado é maior disponibilidade no estoque para atender seus clientes no local e no momento certos, melhor desempenho no tempo de entrega e recebimento dos produtos e flexibilidade para lidar com situações imprevistas. 

Isso acontece porque o WMS Logix proporciona maior precisão nas informações de estoque, evitando problemas na linha de produção das indústrias e no atendimento aos clientes de operadores logísticos.

O sistema também dá mais mobilidade à gestão e aos processos operacionais. Você pode acessar a solução por desktop ou por meio de coletores de dados no padrão TelNet, em qualquer ponto da sua área de armazenagem. Assim, o WMS Logix torna seu negócio mais competitivo, aumentando a produtividade de funcionários, máquinas e equipamentos.

A solução proporciona uma visão clara de todos os indicadores operacionais e administrativos do seu negócio. Dessa maneira, fica mais fácil tomar decisões táticas e estratégicas mais efetivas, com base em dados reais que vão ajudar você a eliminar gargalos, reduzir custos e melhorar a qualidade do planejamento e das suas decisões de negócios.

Além disso, o WMS Logix é integrado com os ERPs Logix e Protheus, e com outros sistemas disponíveis no mercado, para facilitar a administração da sua empresa. 

Módulos que compõem a solução

Visão geral:

  • Controle de Portaria
  • Recebimento
  • Comunicação EDI
  • Armazenagem
  • Movimentação
  • Separação & Expedição
  • Cross Docking
  • Inventário
  • Faturamento de Serviços de Operadores Logísticos
  • Fast Analytics
  • Portal Web WMS
  • Pesagem

Entenda melhor cada módulo

Controle de Portaria

Aumente a segurança e a eficiência da sua operação de armazém. O módulo de Controle de Portaria do WMS Logix registra a entrada e saída de veículos e pessoas da área de estocagem e do pátio de embarque da sua empresa. 

O controle inclui o registro da placa dos veículos e a identificação de motoristas e ajudantes. Além disso, o sistema permite controlar o tempo de permanência de cada caminhão no pátio. Desse modo, você descobre informações importantes para identificar e eliminar possíveis gargalos na sua operação, permitindo mais eficiência e competitividade no processo.

Recebimento

Controle de ponta a ponta o processo de recebimento de produtos na sua empresa, e agilize sua operação. O módulo de Recebimento do WMS Logix permite que você libere a entrada de cargas e direcione os veículos para as docas mais adequadas para o recebimento. 

Com um coletor de dados padrão TelNet conectado ao sistema, sua equipe confere a carga e inspeciona os produtos de forma rápida e eficiente. Você registra falta ou excesso de itens, assim como eventuais avarias, por meio de apontamentos eletrônicos lançados diretamente no sistema, permitindo ainda a realização de conferência cega dos lotes. 

O módulo também é responsável por capturar as notas fiscais de recebimento e documentos eletrônicos de carga, por meio de protocolo de comunicação EDI, mantendo sua empresa em conformidade com a legislação tributária. Além disso, permite que você planeje melhor suas atividades, com o agendamento de docas para recebimento, ajudando você a otimizar recursos e reduzir o custo global da operação, sem perder eficiência.

Comunicação EDI

O WMS Logix conta com ferramenta de comunicação em plataforma EDI, para a troca de arquivos digitais. Isso garante o recebimento e a transmissão de arquivos em formato XML e Txt, entre outros, para que você não tenha problemas com a recepção e o envio de notas fiscais e outros documentos relativos à carga. A ferramenta também pode ser configurada para o envio de arquivos relativos às movimentações internas de carga no armazém, para você não dar nenhum passo sem o devido controle, dando mais segurança e assertividade aos dados gerados na sua operação.

Armazenagem

Depois do Recebimento, é hora de armazenar os produtos. E com o módulo de Armazenagem do WMS Logix, você faz isso de forma mais eficiente e controlada. Nele, o sistema sugere a localização dos pallets, segregando os produtos por categoria ou por prazo de validade, de acordo com as necessidades da sua operação.

O módulo também permite a conferência dos pallets, por meio dos coletores de dados, e a geração de etiquetas personalizadas, com as informações necessárias para o rastreio das mercadorias durante todo o período de armazenagem, até a saída dos produtos.

Movimentação

Precisa transferir produtos de endereço para otimizar o aproveitamento do espaço? Vai buscar mercadorias diferentes para montar kits de produto para expedição? Precisa realizar operação de ressuprimento na área de picking? Faça todas as movimentações necessárias no seu armazém ou centro de distribuição sem perder o controle do estoque.

O módulo de Movimentação do WMS Logix permite que você controle todas as requisições que exijam movimento de itens na sua armazenagem. Tudo fica registrado no sistema, por meio de apontamentos nos coletores de dados: quem pediu, quais os produtos movimentados, quando a movimentação aconteceu, quem liberou a movimentação.

Assim, você evita erros e divergências no estoque, que vão causar problemas para sua linha de produção industrial, ou para o atendimento de seus clientes logísticos.

Separação & Expedição

Depois de movimentar os produtos, é hora de separar as mercadorias solicitadas e realizar a expedição. O módulo de Separação & Expedição do WMS Logix usa o protocolo de comunicação EDI para gerenciar os pedidos de carga de forma organizada, aumentando a eficiência de todo o processo sem perda do controle.

Com isso, o sistema gera automaticamente o Plano e a Onda de Separação, indicando a melhor configuração para a busca dos itens nos endereços do armazém. A configuração permite priorizar a localização mais próxima ou a retirada dos lotes mais antigos, evitando perda de produtos por vencimento do prazo de validade. Desse modo, você otimiza seu estoque.

Depois que os produtos saem das prateleiras, sua equipe realiza o picking usando os coletores de dados. Assim, eles conferem os itens de forma automática, evitando processamento manual e erros de registro, registrando a movimentação e validando quantidades, lotes e datas de validade de cada produto na montagem dos volumes para expedição.

Cross Docking

Rapidez não é sinônimo de descuido. Com o módulo de Cross Docking do WMS Logix, você controla cada passo do transbordo de mercadorias de um caminhão para outros veículos diretamente nas docas de embarque, sem passar pela sua área de armazenagem. A transferência da carga é conferida com precisão, registrando cada item nos coletores de dados, conferindo a documentação fiscal da carga e separando os produtos de acordo com os pedidos dos clientes. Sem preenchimento manual de documentação, sem erros no controle de entrada e saída, ou falhas na expedição do produto. 

Inventário

Realize o processo de inventário de estoque com muito mais rapidez e precisão no registro de dados. O módulo de Inventário do WMS Logix permite que você use os coletores de dados para leituras de RFID e de códigos de barras nas etiquetas dos produtos, registrando as informações automaticamente no sistema, sem preenchimento manual. 

O módulo é opcional no sistema, e permite congelar endereços para a realização do inventário e identifica rapidamente qualquer erro de registro, ao comparar o estoque físico com o estoque previsto. Assim, você não corre o risco de faltar alguma mercadoria na linha de produção ou no pedido de algum cliente. 

Faturamento de Serviços de Operadores Logísticos

Controle a cobrança dos serviços prestados a seus clientes. O módulo de Faturamento de Serviços de Operadores Logísticos registra todas as movimentações de carga do WMS Logix que geram cobrança, para que você não perca nenhuma fatura. O módulo é opcional no sistema, e permite controlar quantidade, peso, datas de envio e outras variáveis, permitindo a cobrança correta dos serviços. O Faturamento de Serviços do WMS Logix também é integrado ao Financeiro do ERP, e envia automaticamente os dados para gerar a fatura e otimizar as receitas da sua empresa.

Geração de Relatórios

O WMS Logix gera relatórios com as visões estratégicas mais importantes para sua operação de armazenagem, com dados sobre entradas e saídas, acompanhamento de processos abertos, entre outros. Além disso, você pode contratar a ferramenta Fast Analytics com outros KPIs apresentados com visual atraente, em dashboards dinâmicos e intuitivos, para melhorar ainda mais a qualidade na sua tomada de decisões, sempre com base em indicadores reais do seu negócio.

Portal Web WMS

Aumente a segurança e a transparência na relação com seus clientes logísticos. O WMS Logix conta com um Portal Web WMS para que seus clientes acessem as movimentações das cargas deles no armazém da sua empresa, sem precisar entrar no seu sistema. Assim, eles podem acompanhar e rastrear o status das mercadorias, sem precisar entrar diretamente no seu sistema. 

Pesagem

Sua carga vale quanto pesa. O módulo de Pesagem do WMS Logix conecta balanças de pesagem da Toledo ao sistema, para registrar mercadorias recebidas e despachadas por peso. Assim, você não comete erros no registro de dados, evitando problemas com os clientes e falhas na emissão de documentos fiscais relativos ao recebimento ou envio de mercadorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário *