Tudo sobre o TOTVS Agro Beneficiamento – Linha Protheus

Vantagens do sistema

A cadeia produtiva do agronegócio enfrenta o desafio da produtividade em todas as suas etapas. Isso vale para todos os segmentos, e não é diferente na indústria de beneficiamento de produtos agrícolas. Um bom controle de qualidade e rastreabilidade é fundamental para garantir acesso a mercados, melhorar a qualidade de produção e obter maior rentabilidade na comercialização.

Por isso, as indústrias de beneficiamento procuram sistemas digitais capazes de traçar o caminho de seus produtos desde a chegada da matéria-prima até o final da linha de produção. E que permitam controlar de forma assertiva a movimentação de amostras para análise laboratorial e visual, associando de forma correta o material colhido aos lotes correspondentes de produtos.

E o TOTVS Agro Beneficiamento – Linha Protheus veio para acabar com essa procura. 

 

Segmentos atendidos

  • Algodão
  • Soja
  • Milho
  • Arroz
  • Feijão
  • Sorgo
  • Beneficiamento de grãos em geral

 

Principais benefícios

O TOTVS Agro Beneficiamento – Linha Protheus é uma solução de beneficiamento de cultivos agrícolas, com um conjunto completo de ferramentas para realizar beneficiamento de algodão e sementes. Com ele, você conta com um sistema versátil e robusto, capaz de gerenciar todas as etapas do beneficiamento, incluindo recebimento de matéria-prima, passagem por balança, insumos, processamento, controle de qualidade e armazenamento, entre outros.

Além de proporcionar controle perfeito em todas as etapas do processo, o TOTVS Agro Beneficiamento – Linha Protheus oferece boa experiência de uso, com interface amigável e instalação simples. O sistema foi desenvolvido com base nos processos-padrão da indústria de beneficiamento, o que facilita sua utilização.

O TOTVS Agro Beneficiamento – Linha Protheus é contratado por licenciamento e pode rodar em nuvem ou em servidores próprios da sua empresa. Além disso, tem integração nativa com os sistemas de backoffice e gestão agrícola da TOTVS na Linha Protheus, com processos automatizados e perfeita integração de dados entre os diferentes sistemas utilizados.

 

Módulos que compõem o sistema

Visão geral:

  • Unidade de Beneficiamento de Algodão
    • Registro e Recepção Fardões 
    • Beneficiamento Fardões
    • Qualidade do Algodão 
    • Blocagem 
    • Comercialização 
    • Expedição 
  • Unidade de Beneficiamento de Sementes
    • Beneficiamento 
    • Qualidade das Sementes
    • Armazenagem
    • Comercialização
    • Expedição

Entenda melhor os módulos e funcionalidades:

Unidade de Beneficiamento de Algodão

Com a Unidade de Beneficiamento de Algodão do TOTVS Agro Beneficiamento – Linha Protheus, você controla a qualidade da matéria-prima e a produção de fardos provenientes dos fardões de algodão colhidos no campo. Dessa forma, sua empresa tem melhor controle, gerenciamento e rastreio do material durante todo o processo de beneficiamento, desde a previsão do fardão até a comercialização do fardo de pluma de algodão e seus subprodutos (fibrilha, caroço de algodão e palhinha).

Registro e Recepção de Fardões

O processo começa com o controle do recebimento da matéria-prima (própria ou de terceiros). O fardão é recebido na unidade de beneficiamento e os dados são registrados a partir das informações coletadas no romaneio do fardão do campo, por leitura de etiqueta RFID ou de etiqueta numerada. Com isso, a origem do fardão é registrada no sistema e o material é endereçado à linha de produção escolhida para o beneficiamento, segundo a cultivar e a qualidade da matéria-prima.

Beneficiamento de Fardões

No beneficiamento, é possível obter o percentual de rendimento dos fardões, bem como avaliação de peso. Ao final dessa etapa, o sistema gera a etiqueta dos fardos por meio do código SAI, padrão utilizado pela Abrapa. 

Para obter os subprodutos do beneficiamento, são geradas ordens de produção, segundo os percentuais de separação. Ao mesmo tempo, o sistema integra fardos e subprodutos de forma automática ao módulo de Estoque do TOTVS Backoffice – Linha Protheus.

Qualidade do Algodão 

Aferir e registrar as características técnicas e de qualidade do algodão fazem parte do controle exigido pelo mercado, pois além de impactar nos preços garantem a entrega correta dos negócios firmados. 

São efetuadas coletas de material para análises, e o TOTVS Agro Beneficiamento – Linha Protheus gera o romaneio das malas de classificação, por meio da identificação das etiquetas das amostras colhidas para a inspeção visual e análises de laboratório (HVI). Dessa forma, você controla a movimentação das amostras e garante a rastreabilidade de cada mala em relação a seus lotes de origem, proporcionando mais segurança ao processo de classificação. O sistema também faz a gestão das malas que precisam ser enviadas para fora do estado, emitindo as notas correspondentes e integrando os dados dessa movimentação a seu ERP de forma automática.

Na inspeção visual, os dados de classificação por cor, fibra etc. são lançados diretamente no sistema. A partir daí, você pode preparar as reservas dos fardos de acordo com as exigências de qualidade dos contratos de comercialização. 

Quando os laboratórios liberam os laudos de classificação HVI, o sistema pode importar diretamente os dados por arquivo de texto do laboratório, associando corretamente as informações de análise aos lotes correspondentes. Além disso, o sistema é flexível e permite criar layouts específicos de importação, ou trabalhar com qualquer layout utilizado pelo laboratório de análises.

Blocagem

Com os dados da análise incorporados ao sistema, o TOTVS Agro Beneficiamento – Linha Protheus ajuda você a preparar o emblocamento dos fardos, segundo as regras de qualidade definidas por sua empresa no módulo e os padrões exigidos nos contratos de comercialização. Você também pode criar padrões diferentes de emblocamento no sistema, determinando os parâmetros de qualidade para  exportação e mercado doméstico, e categorias premium para essas faixas.

Dessa forma o sistema impede que haja mistura de qualidade na formação dos blocos. E você também pode fazer a gestão dos blocos, controlando quais deles estão abertos ou fechados para receber novos fardos, e quais já estão vinculados a contratos de comercialização ou a contratos já entregues. 

Comercialização

A Unidade de Beneficiamento de Algodão do TOTVS Agro Beneficiamento – Linha Protheus conta ainda com um controle de comercialização. O sistema oferece recursos para comercialização nos modelos clássico e avançado. O modelo clássico é mais simples, e a elaboração dos contratos é feita no ERP e importada para o sistema. 

Já o modelo avançado permite elaborar pré-contratos e configurar parâmetros de qualidade para elaboração da blocagem. Para cada contrato há controle de reservas dos fardos que atendem as exigências, agendamento e confirmação dos lotes através do processo de take-up.   

Com base nas características técnicas e de qualidade de cada fardo, a comercialização efetua cálculo automático dos preços, considerando o preço base fixado e os valores de ágio ou deságio determinados pelo contrato. 

Além disso, possui um fluxo para geração do embarque, pesagem e emissão da nota fiscal, tudo integrado com os sistemas TOTVS Logística Frete Embarcador e TOTVS Backoffice – Linha Protheus.

Unidade de Beneficiamento de Sementes

A Unidade de Beneficiamento de Sementes do TOTVS Agro Beneficiamento – Linha Protheus permite que a sua linha de produção atenda às exigências de qualidade, procedência e análise laboratorial da matéria-prima recebida, para aprimorar a qualidade dos lotes de sementes, respeitando as particularidades de cada espécie. O controle é completo, desde a chegada das sementes até a expedição dos lotes beneficiados, sempre garantindo a rastreabilidade e a qualidade final do produto. 

Beneficiamento

O sistema incorpora as informações dos lotes de grãos destinados à sementes para garantir o rastreio da matéria-prima. Essas informações são colhidas no módulo de Estoque do TOTVS Backoffice – Linha Protheus, ou no  TOTVS Agro Comercialização – Linha Protheus

Quando a carga de grãos chega à UBS, ela é descarregada na moega e recebe a primeira operação de beneficiamento: a pré-limpeza, e em seguida irá para o processo de secagem, pós-limpeza, separação por peneira e por último o ensaque.

Durante o beneficiamento, o TOTVS Agro Beneficiamento – Linha Protheus efetua as movimentações necessárias dentro do ERP Protheus, gera automaticamente a ordem de produção e efetua o reporte automático dos lotes beneficiados identificados com as informações de características técnicas, como Cultura, Cultivar, Categoria e Peneira dos grãos. O controle dessas variáveis é fundamental para determinar corretamente o valor de mercado e o preço do produto que será comercializado.

Além disso, a Unidade de Beneficiamento de Sementes permite que você crie os lotes finais com base em um único lote de origem, ou a partir da mistura de mais de um lote. 

Qualidade das Sementes

O sistema também possibilita a inserção de análises periódicas, conforme o seu planejamento, com a importação dos laudos diretamente do laboratório, através da criação de layouts específicos para digitação ou importação de resultados de análises. O módulo permite tanto o registro de análises em laboratório credenciado externo como em laboratórios internos.

Isso permite rejeitar facilmente, de forma automática, lotes que não atendam aos padrões de qualidade estabelecidos, bem como calcular o índice de recomendação do lote de sementes. 

Armazenagem

Quando o produto possui controle de endereçamento no armazém de estoque, torna-se necessário a distribuição do saldo do produto no(s) endereço(s) existente(s) do armazém. Esse é o processo de endereçamento.

O armazenamento dos lotes de sementes tem por objetivo principal conservar as sementes de culturas de valor econômico, preservando a qualidade física, fisiológica e sanitária, para posterior semeadura no ano seguinte. Para tanto é necessário um local apropriado, seco, seguro, passível de aeração e de fácil combate a roedores, insetos e microrganismos.

Comercialização 

O processo de comercialização tem por objetivo garantir a entrega do produto ao comprador em prazos estipulados na venda de sementes.

Para isso, é necessário formalizar e controlar essa venda.  O contrato de venda define as particularidades do processo de venda como condição de pagamento, vendedor, comissão, local de entrega, descontos entre outras.

Nessa etapa, ele permite realizar a troca de embalagens, caso isso seja necessário para atender às exigências de seus clientes, de forma segura, sem perder os dados do rastreamento de origem.

Expedição

O contrato de venda pode ser atendido parcialmente conforme autorização do cliente. A rotina de autorização de embarque tem como objetivo empenhar um saldo do contrato para ser entregue para o cliente e posteriormente originar a ordem de carregamento que será responsável pela separação dos lotes, faturamento e expedição.

As quantidades autorizadas pelo cliente são encaminhadas para a sementeira que consulta o saldo em estoque da quantidade liberada e faz o apanhe.

Com base na autorização, ordens de carregamento são registradas para  separar os lotes de endereços de onde será feito o apanhe das quantidades. Ao fechar uma ordem é gerado o pedido de vendas para ser faturado e expedido.

A Unidade de Beneficiamento de Sementes do TOTVS Agro Beneficiamento – Linha Protheus também possui a opção de integração ao TOTVS OMS e ao TOTVS Logística Gestão de Frete Embarcador.

TEM INTERESSE NESTE PRODUTO?

LIGAMOS PARA VOCÊ

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.