Tudo sobre o Fluig da TOTVS

totvs
12-11-2019

Vantagens da solução

A tecnologia da informação revolucionou o mundo dos negócios. Saem as empresas analógicas, lentas e burocráticas, entram as organizações digitais, velozes e adaptáveis. Isso exige que as empresas embarquem em uma jornada de transformação sem volta, para continuar competitivas e relevantes nesse novo cenário.

Trata-se, no entanto, de uma viagem complexa, que pode envolver diversas etapas e o uso de diferentes sistemas e soluções. Com o tempo, isso pode gerar custos e complexidade excessiva na operação de suas ferramentas tecnológicas.

Mas, e se você tivesse uma plataforma capaz de integrar todas as suas soluções de tecnologia em um único lugar, de forma simples, ágil e intuitiva, otimizando seus recursos tecnológicos, facilitando a criação de novas aplicações para seu negócio, simplificando a rotina e proporcionando uma experiência de usuário mais fluida? 

Bem, essa plataforma já existe. Estamos falando do Fluig, da TOTVS, a plataforma de produtividade e colaboração criada para tornar a vida de médias e grandes empresas mais fácil, em qualquer setor de atuação.


Setores e departamentos atendidos

  • Agronegócio
  • Atacado e Distribuição
  • Construção
  • Finanças
  • Hotelaria
  • Indústria
  • Logística
  • Saúde
  • Serviços
  • Varejo
  • Dep. Jurídico
  • Dep. Recursos Humanos
  • Dep. Financeiro
  • Dep. Compras
  • Dep. Marketing
  • Dep. TI
  • Dep. Qualidade, Auditoria e Compliance


Principais benefícios

Com o Fluig, você concentra todos os seus processos, documentos, acesso a dados e rotinas em uma única interface integrada e fácil de usar, para aumentar a sua produtividade da sua organização. Não importa qual é o seu ERP, CRM ou sistema de backoffice. 

Além disso, a plataforma permite acesso móvel aos dados e é 100% web, permitindo realizar tarefas e checar informações da empresa a qualquer hora e em qualquer lugar.

Tudo isso proporciona melhor gestão de equipes e projetos, acesso a relatórios estratégicos dinâmicos sobre o seu negócio, melhor comunicação entre colaboradores e departamentos, e eleva o nível de engajamento das equipes. Desse modo, você obtém uma rotina de trabalho muito mais fluida, ágil e colaborativa, para impulsionar seus resultados e ajudar sua empresa a atingir seus objetivos de negócios.

O Fluig é comercializado por assinatura, e pode rodar em nuvem ou nos próprios servidores da sua empresa. Na prática, a plataforma funciona como uma camada de integração e modernização dos seus sistemas tecnológicos.

Com isso, ela torna possível conciliar as demandas da área de negócios e as necessidades do setor de tecnologia dentro da sua empresa. Afinal, nem sempre essas áreas andam de mãos dadas na jornada de transformação digital da empresa. 

Enquanto o setor de TI lida com prazos curtos, limitações orçamentárias, excesso de projetos e integrações tecnológicas complexas, as áreas de negócios lidam com pressão por resultados, falta de produtividade, conflitos de prioridades entre a empresa e suas diferentes áreas e centralização de demandas junto à TI. 

Ao resolver esse gap, o Fluig reduz o custo de manutenção e atualização do legado tecnológico, e reduz o custo (TCO - Total Cost of Ownership) e o tempo de desenvolvimento de novas aplicações, com maior autonomia para suas equipes. Você abre um mundo infinito de possibilidades de inovação, e ainda otimiza seus recursos de tecnologia. 

Os exemplos são inúmeros. A aplicação da plataforma Fluig em projetos de clientes TOTVS permitiu, por exemplo, reduzir de dois anos para quatro meses o tempo de implantação de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC)em dois continentes, com atendimento em três idiomas.

Ou ainda, desenvolver um projeto para dar mais agilidade na aquisição de novos itens para venda, em apenas 20 dias de desenvolvimento em HTML, que é muito mais simples do que  contratar um especialista de customização de ERPs por seis meses. 


Módulos que compõem a solução

Visão geral

  • Identity – Single Sign-On
  • BPM – Gestão de Processos
  • ECM – Gestão Eletrônica de Documentos
  • WCM – Criação de Portais
  • Social – Comunicação e Colaboração
  • ESB – Enterprise Service Bus para integrações complexas
  • Analytics – Indicadores e Dashboards


Entenda melhor cada módulo


Identity – Single Sign-On

Aumente a segurança no acesso aos dados e melhore a qualidade de governança e compliance na sua empresa. Com o módulo Identity, do Fluig, você cria acesso único a sistemas internos e externos, e garante que apenas os aplicativos autorizados chegarão aos colaboradores, fornecedores e clientes. 

Como administrador, você centraliza o controle e gerencia todas as identidades. Além disso, o Identity conta com sistema de acesso Single Sign-On, que permite criar uma única senha de acesso para todos os aplicativos autorizados, sejam os ERP TOTVS ou não. Assim, você agiliza o log-in e ganha um tempo precioso na sua rotina e aumenta a segurança de não ter diversas políticas de senhas para cada aplicativo na empresa.

O módulo também é integrado ao AD (Active Directory). Desse modo, você pode reutilizar as identidades de usuário de sistemas legados bem como aproveitar toda a política de senha já definida dentro da empresa: complexidade, tempo de renovação e reuso de senhas.

E se o usuário perder a senha? Não se preocupe, nem perca tempo com abertura de chamados na TI por causa disso. O módulo Identity possui sistema self-service para reset de senha, permitindo otimizar os recursos de atendimento do setor de tecnologia da sua empresa já que boa parte do tempo do atendimento de TI está ligado a tratar problemas de acesso às diversas aplicações dentro da empresa.

BPM – Gestão de Processos

Saiba tudo sobre o andamento de solicitações e a realização de tarefas dentro dos fluxos de trabalho da sua empresa. O módulo BPM – Gestão de Processos do Fluig, permite modelar e automatizar processos para criar e colocar em prática os mais diversos workflows, que vão ajudar a organizar suas rotinas com muito mais eficiência, na velocidade que o mundo digital exige.

Com ele, você sabe o que cada colaborador tem de fazer em cada etapa de um processo, controlando tudo por meio da Central de Tarefas e do Modelador Gráfico, que mostram o fluxo de trabalho de forma visual, tornando mais fácil a compreensão do workflow.

O módulo conta ainda com formulários dinâmicos, que funcionam como checklists do que cada funcionário precisa fazer, e das ferramentas ou dados que necessita em cada etapa de um processo. 

Você também pode designar gestores de projetos, e o próprio sistema alerta sobre qual o próximo passo e sobre os prazos a cumprir, avisando se alguma fase foi descumprida ou não foi realizada a tempo. O módulo também controla as aprovações exigidas em cada tarefa ou etapa. E o gestor pode realizar a aprovação diretamente pelo celular.

E tudo fica integrado aos sistemas da empresa. Ou seja, os registros das tarefas cumpridas são replicados nos diferentes sistemas de backoffice, compras, CRM etc. O resultado é um salto de produtividade, com redução na burocracia interna. Você dá mais autonomia a suas equipes, sem que perca o controle do que está acontecendo em cada área. 

Além disso, ao registrar os processos mais importantes da sua empresa no Fluig, você também preserva o conhecimento da organização. Cada passo fica gravado no sistema, e você não perde esse know how caso algum colaborador deixe a empresa.

ECM – Gestão Eletrônica de Documentos

Acabe com a papelada e nunca mais perca um arquivo importante na vida. Com o módulo ECM - Gestão Eletrônica de Documentos, do Fluig, você compartilhe, controla e acessa documentos a qualquer hora que desejar e com a mobilidade que precisa.

Por meio desse módulo, você busca qualquer conteúdo arquivado facilmente, e usa um sistema de classificação por taxonomia para agilizar a localização de documentos. Com ele, a plataforma Fluig também controla o ciclo de vida de cada arquivo, registrando o histórico de alterações, aprovações e até o eventual descarte.

O ECM também permite que você visualize documentos no celular ou no tablet de forma offline, mesmo que esteja sem conexão. O modo de visualização também permite que você bloqueie a impressão ou o salvamento (download) dos arquivos o. Isso dá mais segurança a informações que não podem sair da empresa ou políticas rígidas de controle de qualidade. Também impede que alguém salve localmente algum documento desatualizado ou faça alterações indevidas no conteúdo.

O módulo ECM também possui plugin para o Microsoft Outlook. Com isso, se você recebe um email com uma cotação de compra para um projeto, por exemplo, pode arquivar a mensagem diretamente no diretório de documentos do projeto. Assim, toda a comunicação fica registrada, sem risco de você apagar alguma mensagem importante por acidente e sem entupir sua caixa postal. 

Já o plugin do ECM para cliente desktop permite arrastar pastas de arquivos do seu computador para o Fluig, duplicando facilmente os documentos para a plataforma. 

WCM – Criação de Portais

Criar portais internos e externos segmentados não precisa ser uma dor de cabeça. Pelo menos, para quem tem o módulo WCM - Criações de Portais do Fluig. Com ele, você não precisa entender de TI para criar portais com layouts e conteúdos especializados, e com acesso diferenciado, de acordo com a necessidade da sua empresa.

A plataforma é colaborativa e permite gerenciar todas as suas páginas, num processo ágil e intuitivo. O WCM conta com um guia de estilo, para facilitar a criação visual dos portais. Tudo é muito fácil de usar: basta clicar e arrastar para colocar os componentes em seus lugares.  

O módulo cria blocos de conteúdo que podem ser reutilizados de acordo com a demanda de cada projeto. Também possibilita criar widgets ou layouts personalizados, ou reutilizar os antigos em novos portais, e ainda permite criar uma divisão de papéis no desenvolvimento dos portais, para manter a segurança do conteúdo no acesso. 

Social – Comunicação e Colaboração 

Coloque sua empresa na era das redes sociais. O módulo Social, do Fluig, funciona como uma rede social corporativa. O resultado é uma interface colaborativa, com velocidade na comunicação interna, que aproxima os departamentos, engaja funcionários e promove a troca produtiva de ideias. 

Com o módulo social, você cria comunidades, compartilha artigos, posta publicações, troca mensagens e recebe notificações em tempo real. Tudo fica conectado e perfeitamente dentro dos objetivos do seu negócio.

ESB – Enterprise Service Bus

A integração de sistemas sempre é um desafio nas empresas que possuem muitas aplicações. O módulo ESB – Enterprise Service Bus, do Fluig, facilita a integração de sistemas que a empresa possui, tornando simples até mesmo os processos mais complexos. 

Com ele, sua equipe de TI conta com um desenhador de integração, uma ferramenta  que ajuda a encaixar as engrenagens de cada sistema. Além disso, o módulo ESB possui suporte para os mais diversos protocolos, evitando problema de compatibilidade entre os softwares utilizados.

O ESB permite ainda realizar transações assíncronas. Ou seja, você não precisa esperar uma solicitação ser concluída para iniciar outra tarefa na integração. Com isso, você acelera todo o processo, e reduz o gasto de desenvolvimento para integrar os seus sistemas usando a plataforma.

Analytics – Indicadores e Dashboards

Você sabe quanto seu departamento de TI gastou nos últimos doze meses no atendimento de chamados? Ou qual foi a área que mais requisitou atendimentos? E os indicadores de seu departamento de compras? Tenha uma visão estratégica total das atividades de sua empresa com o módulo Analytics, do Fluig que coleta as ações feitas dentro da plataforma e traz análise de informações de forma simples e rápida.

O Analytics inclui visões pré-programadas dos principais indicadores do seu negócio, sempre com base nos dados de workflows feitos e de comunicação registrados na plataforma. Mas você pode ir além. O módulo também permite que você crie seus próprios relatórios, em dashboards dinâmicos e intuitivos, para atender demandas específicas do seu setor ou da sua empresa.

São gráficos, tendências e históricos, apresentados em relatórios ricos, com informações em formato visual, com entendimento fácil. O material ainda pode ser exportado facilmente para sites ou portais internos da empresa, por meio da plataforma, para facilitar a chegada da informação direcionada a colaboradores, clientes ou fornecedores, conforme a sua conveniência e segurança.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário *