Por que fazer o upgrade para o TOTVS Frete Embarcador 12.1.27?

ANTES DE INICIAR SUA LEITURA, SAIBA COMO A TOTVS TRATA A LGPD EM SEUS PRODUTOS

A TOTVS mantém o compromisso de apoiar nossos clientes e parceiros durante a crise do COVID-19. Desta forma, revisitamos o ciclo de vida da Linha Protheus e estendemos a duração do suporte e manutenção dos releases lançados até 01 de março de 2020.

Com essa alteração, nossos clientes terão mais tempo para realizar o upgrade para os releases mais atuais. Por isso, o TOTVS Frete Embarcador 12.1.27 seguirá entregando inovações de forma contínua, trazendo novas funcionalidades e mais performance para a solução.

Se você precisa de um sistema especialista, desenvolvido para a gestão da contratação de transporte de cargas, o TOTVS Embarcador 12.1.27 foi feito para você. O sistema tem alta versatilidade, e permite cobrir as demandas de contratação de frete, de empresas dos mais diferentes setores de atividade, incluindo transportadoras que subcontratam terceiros.

E o TOTVS Frete Embarcador 12.1.27 ficou ainda melhor. Com ele, você conta com novas funcionalidades e ganhos de eficiência para oferecer ainda mais produtividade a sua gestão logística. E além de cumprir todas as exigências fiscais e tributárias da sua atividade, o sistema possui 100% de conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), para que você possa manter as suas operações em dia com a nova lei. 

Confira o que há de novo, e faça agora a atualização do TOTVS Frete Embarcador 12.1.27. Desse jeito, a sua empresa fica em dia com o que há de mais inovador em tecnologia para gestão do setor logístico.

 

NOVAS FUNÇÕES – 2021

Duplicatas pelo Recebimento e Substituição pela Fatura de Frete

Seu controle contábil ficou muito mais flexível e eficiente. Agora, o TOTVS Frete Embarcador 12.1.27 permite apropriar as despesas no próprio mês de competência do fato gerador. Assim, você pode gerar a duplicata do documento de entrada gerado pelo sistema e faz a apropriação de despesas para recolher os impostos retidos no mês de competência em que foi registrado o fato gerador.

Na prática, você calcula os valores e substitui as duplicatas dos documentos de entrada pelo Título a Pagar gerado pelo TOTVS Frete Embarcador, com base na Fatura de Frete no módulo do seu Backoffice. A funcionalidade está disponível na integração com os sistemas TOTVS Backoffice – Linhas Protheus e Datasul

Documentos Bloqueados por Falta de Entrega

Identifique facilmente os bloqueios realizados por motivo de entrega no seu sistema e evite paralisação em seu processo de auditoria de frete. Com o TOTVS Frete Embarcador 12.1.27, você conta com um relatório que separa os documentos bloqueados no sistema por problema de entrega. Desse modo, o processo de auditoria pode prosseguir normalmente.

Com as opções de validação da entrega obrigatória, foi transferida para a auditoria a obrigatoriedade do registro de entrega do documento de frete. Na prática, os documentos bloqueados por motivo de entrega ficarão segregados e deixarão de aparecer na Aprovação de Documentos de Frete, o que reduz o volume de documentos a serem analisados nesta consulta e torna a atividade mais fluída. 

Taxa do Documento de Frete

Tenha uma visão mais detalhada e refinada das taxas cobradas em cada operação de frete contratada por sua empresa. Agora, o TOTVS Frete Embarcador 12.1.27 permite visualizar todas as taxas específicas em cada frete, além das taxas padrão, como valor, peso e pedágio. Os dados são importados do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e). Dessa forma, você consegue identificar facilmente qualquer divergência de valores provocada por cobrança de taxa, em seus processos de auditoria. 

Para abrir o detalhamento das taxas na conferência de frete, basta clicar no botão Outras Ações. Vale destacar que é importante que os componentes recebidos da transportadora tenham o mesmo nome descrito no CT-e, para que seja possível relacionar os componentes do frete com as taxas calculadas.

Cálculo de ICMS de Tabela de Pauta 

Evite divergências no cálculo dos impostos e facilite os processos de auditoria de frete na sua empresa. Agora, o TOTVS Frete Embarcador 12.1.27 permite fazer o cálculo do ICMS com aplicação da chamada Tabela de Pauta, nos estados que adotam esse modelo, no cálculo do frete.

Desse modo, quando a Tabela é aplicada, o sistema considera  a nova base de cálculo, em vez de usar a base de cálculo padrão. Assim, o cálculo dos impostos será feito corretamente em cada estado, conferindo mais acuracidade nos valores de frete. Além disso, você agiliza o processo, evita retrabalho e o registro de dados divergentes na realização da auditoria. 

GANHOS DE EFICIÊNCIA – 2021

Melhorias na Integração com Fretebrás

Agilize o processo de cadastramento dos fretes na plataforma Fretebrás. Com o TOTVS Frete Embarcador 12.1.27, você não precisa mais perder tempo inserindo dados sobre tipo de veículo, carroceria etc. na hora de completar as informações para publicar a oferta na plataforma.

Agora, o sistema usa o mesmo conceito de telas do Fretebrás, permitindo selecionar vários itens ao mesmo tempo. Com isso, com poucos cliques você seleciona as opções de preenchimento dos campos obrigatórios e ganha mais agilidade e fluidez no processo. 

 

 

 

 

NOVAS FUNÇÕES – 2020

Integração com Fretebrás

Ganhe mais agilidade e eficiência na busca pelo melhor frete para atender suas demandas. Agora, o TOTVS Frete Embarcador 12.1.27 conta com integração ao portal Fretebrás.

Com isso, você pode publicar, confirmar e encerrar suas demandas publicadas no portal, diretamente pelo sistema, proporcionando muito mais agilidade no acompanhamento das negociações com os transportadores.

Cálculo de IRRF no Faturamento de Frete para Cooperativa de Transporte

Não perca tempo com o cálculo de imposto de renda retido na fonte no faturamento de fretes contratados junto a cooperativas de transporte.

No TOTVS Frete Embarcador 12.1.27, você pode configurar os parâmetros de alíquota e percentual de redução da base de cálculo de Imposto de Renda de Cooperativas de Transporte. Com isso, na hora de faturar o frete, o sistema calcula a retenção do imposto automaticamente. 

O parâmetro também pode ser aplicado na inclusão ou alteração da fatura, ou no processo de auditoria. Dessa forma, o valor do frete, com a retenção de imposto, sai corretamente quando você gera o título financeiro no TOTVS Backoffice – Linha Protheus. Tudo para evitar cálculos manuais e dar muito mais agilidade a sua rotina.

Cálculo de Imposto de Reentregas

Imagine que uma carga parte de São Paulo para Salvador, e de lá para uma cidade no interior da Bahia. Ao chegar no destino, uma ocorrência faz com que a carga tenha de voltar para Salvador, de onde partirá uma reentrega. Como ficam os impostos nessa operação?

Com o TOTVS Frete Embarcador 12.1.27, você não precisa se preocupar com isso. O sistema agora considera a cidade do endereço do transportador da ocorrência como nova origem da operação. Dessa maneira, o cálculo de ICMS e ISS são feitos corretamente e de forma automática, aplicando os percentuais corretamente.

O sistema também executa o cálculo do imposto de reentrega aplicado aos serviços adicionais de frete, quando são executados por um prestador de serviço distinto do transportador dos trechos registrados nos documentos de carga. 

Frete Original sem Impostos para Ocorrências de Reentrega ou Devolução

Evite duplicidade no cálculo de imposto de serviços de reentrega. O TOTVS Frete Embarcador 12.1.27 permite que o cálculo dos impostos de Reentrega e Devolução de mercadorias sejam feitos de forma independente do cálculo original, permitindo que sejam consideradas as tributações dos reais pontos de origem e destino da prestação do serviço.

Desse modo, o valor do imposto referente ao cálculo original não será considerado na base de cálculo da reentrega, evitando que você pague duas vezes o tributo sobre o mesmo trecho. 

Cálculo de Imposto de Retornos por Ocorrência

Calcule corretamente os impostos de retornos por ocorrência e evite dores de cabeça como a tributação das devoluções. Agora, o TOTVS Frete Embarcador 12.1.27 permite que o imposto seja calculado de acordo com a origem e destino real da prestação do frete de retorno, ao mesmo tempo em que faz o rateio do tributo entre os componentes da nota. 

Integração com o TOTVS Logística TMS

Vínculo do Documento de Carga Quando Há Viagem de Coleta/Entrega

Ganhe muito mais segurança no processo de conferência das notas de frete contratadas pela sua empresa. Por meio da integração com o TOTVS Logística TMS, o TOTVS Frete Embarcador 12.1.27 vincula o documento de carga com a numeração da coleta, quando você subcontrata uma viagem de coleta e entrega.

Assim, a documentação fica vinculada à viagem de coleta desde o princípio, até que você possa enviar o número efetivo da nota fiscal, evitando erros no registro dos dados fiscais de cada frete contratado pela sua empresa.

Integração TOTVS Backoffice – Linha Datasul

Inclusão do Peso Líquido e Campo de Quantidade Alternativa no Documento de Entrada

Se você usa o TOTVS Backoffice – Linha Datasul, sua empresa acaba de ganhar mais flexibilidade na gestão dos documentos de entrada de mercadorias. Agora, a integração do TOTVS Frete Embarcador 12.1.27 com o Backoffice Datasul permite que você envie o peso líquido dos itens das notas fiscais de entrada para serem incluídos nos documentos de carga do sistema de gestão de frete.

Além disso, agora você também pode incluir o campo de Quantidade Alternativa do Item do documento de carga, na mensagem recebida pelo WS da integração de notas fiscais de entrada do TOTVS Backoffice – Linha Datasul. Com isso, você tem informações muito mais completas nos documentos de entrada, para melhorar a qualidade da gestão dos fretes.

Importação Seletiva de CT-e via TOTVS Colaboração e TOTVS Backoffice – Linha Protheus

Agilize seu processo de auditoria de fretes no TOTVS Frete Embarcador 12.1.27. Se você quiser auditar somente os fretes de saída no sistema, não se preocupe. Agora, ele permite selecionar quais CT-e recebidos pelo TOTVS Colaboração serão incluídos no sistema e quais serão processados por meio da rotina de compras do TOTVS Backoffice – Linha Protheus. Assim, você separa as CT-e de entrada e saída de mercadoria da empresa, sempre que for conveniente para sua empresa.

Reagendamento de Entregas

O destinatário pediu para mudar a data de entrega? Não se preocupe. Agora, a própria transportadora vai poder transmitir essa informação para que a data seja atualizada no sistema. É que o TOTVSFrete Embarcador 12.1.27 conta com função de Reagendamento de Entregas.

Desse modo, você não vai registrar atraso de entrega nesse tipo de ocorrência, permitindo um registro mais preciso do que realmente acontece na sua operação, e ajudando você a manter um relacionamento mais bem ajustado com as transportadoras contratadas.

Controle de Compensação de Divergências

Houve algum erro de cálculo e você precisa fazer a compensação na próxima cobrança da transportadora? Não se preocupe. A versão 12.1.27 do TOTVS Frete Embarcador cuida disso para você. O sistema agora aponta a divergência para você analisar, e calcula a diferença a mais ou a menos que poderá ser compensada na próxima cobrança. Tudo de forma rápida e simples, de forma aderente às práticas de mercado, e sem necessidade de cálculos ou controles adicionais.

Seleção de Faturas para Integração Financeira em Lote

Ganhe mais agilidade e flexibilidade na integração de faturas a seu registro financeiro. O TOTVS Frete Embarcador 12.1.27 permite selecionar as faturas que você quiser, em um único lote, para integrar os dados ao módulo financeiro do seu backoffice. Com isso, você não precisa fazer a integração das faturas uma por uma, nem se limitar a criar lotes com faturas sequenciais, tornando sua rotina administrativa muito mais fácil.

Geração de Documento de Frete de Subcontratações sem CT-e

O Operador Logístico não precisa mais se preocupar com o registro manual dos dados da prestação de serviço devida nas quais o transportador subcontratado não é obrigado a emitir o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e).

Agora, a versão 12.1.27 do TOTVS Frete Embarcador registra automaticamente os dados da contratação, para gerar o documento de frete, sem necessidade de preenchimento manual.

Tudo rápido e simples, com menos erros e sem necessidade de retrabalho, permitindo que o sistema tenha um registro mais completo e preciso do que foi negociado e do que foi realizado pelo transportador subcontratado.

 

GANHOS DE EFICIÊNCIA – 2020

Melhorias no Provisionamento e Contabilização de Fretes na Integração com o módulo de Faturamento do TOTVS Backoffice – Linha Datasul

Não confunda as notas fiscais de venda com as notas fiscais de devolução de produtos. A contabilização e o provisionamento dos fretes foram melhorados na integração do TOTVS Frete Embarcador 12.1.27, com o TOTVS Backoffice – Linha Datasul.

Assim, você consegue diferenciar claramente os dois tipos de notas geradas pelo módulo de Faturamento do Backoffice Datasul. O resultado é uma visão muito mais clara e precisa do quanto realmente das despesas de frete vinculadas à venda de produtos, separando-as mais facilmente dos fretes de devolução.

Consultas no Monitor Contábil

Identifique facilmente a origem de cada valor contábil dos fretes registrados na sua empresa, mesmo que não haja lançamento de valor previsto no sistema.

Com o TOTVS Frete Embarcador 12.1.27, você pode identificar cada valor contratado pelo número do documento de frete, fazendo a consulta no Monitor Contábil. Assim, você rastreia a origem exata de cada valor realizado, mesmo que o valor previsto não tenha sido lançado no sistema. 

Novo Layout TOTVS para Importação de EDI de Ocorrências

Agora, você tem mais flexibilidade nas comunicações de ocorrências. Na versão 12.1.27, do TOTVS Frete Embarcador, o sistema conta com um novo layout proprietário da TOTVS para a importação de EDI de ocorrências.

Assim, você não depende do layout tradicional da Proceda, e pode incluir informações importantes nos arquivos .TXT, como a quantidade de horas ou dias de uma estadia, em que você e o transportador tenha negociado uma tarifa de cobrança adicional ao frete normal, por exemplo.

Integração Fiscal como Pré-Requisito de Integração Financeira

Ganhe mais flexibilidade e evite erros e retrabalho nos processos fiscais e financeiros que envolvem a contratação e subcontratação de fretes. Com o TOTVS Frete Embarcador 12.1.27, você pode bloquear a integração de dados nos processos financeiros até o encerramento dos processos fiscais.

Desse modo, você só libera os pagamentos depois que todas as exigências fiscais foram cumpridas. O resultado é um fluxo de trabalho mais organizado, impedindo que você seja obrigado a refazer algum processo na área financeira, por conta de pendências na área fiscal. O fluxo é configurável, e você escolhe se quer habilitar o procedimento, conforme as necessidades da sua empresa.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.