RM RH 12.1.25: Conheça as atualizações do sistema

Robusta e versátil. Assim é o RM RH, uma solução para gestão de pessoas e Recursos Humanos, capaz de atender às demandas de clientes de todos os portes, nos mais diversos setores de atividade.

E agora, o RM RH ficou ainda melhor, com a nova versão 12.1.25. O sistema ganhou novas funções, melhorias de interface e de eficiência, e continua 100% aderente às novas legislações trabalhistas e fiscais.

Atualize seu sistema agora, para manter sua versão do RM RH em dia com as novidades tecnológicas que estão revolucionando o setor de RH e transformando a gestão de pessoas em uma área estratégica para as empresas.

 

E-SOCIAL

NOVAS FUNÇÕES

Inclusão de Autônomos no E-Social

Mantenha corretamente o registro de colaboradores autônomos no envio do E-Social. A versão 12.1.25 do RM RH foi reformulada para atender uma série de exigências referentes a essa categoria de trabalho na sua empresa. Confira abaixo:

  • Geração dos eventos S-1200 e S-1210 (Pagamentos de Rendimentos do Trabalho) para transportadores autônomos cadastrados no TOTVS Gestão Financeira quando o pagamento é realizado de forma parcelada.
  • É possível informar mais de uma remuneração outra empresa para o mesmo lançamento financeiro dentro do TOTVS Gestão Financeira. Com isso a geração dos grupos ‘infoMV’ e ‘remunOutrEmpr’ do evento S-1200 (Remuneração de trabalhador vinculado ao Regime Geral de Previdência Social) ficou muito mais flexível.
  • Criação do código de cálculo 417-Base Tributada de INSS Autônomos Múltiplos Vínculos, para atender o cálculo de autônomos com múltiplos vínculos conforme manual do eSocial, essa base tributada de INSS é calculada para todos os vínculos dentro de todas as coligadas.

Comercialização de Produção Rural de Pessoa Física

Se você precisa enviar informações relativas à comercialização da produção rural prestadas pelo produtor rural pessoa física e pelo segurado especial, o RM RH 12.1.25 está preparado para geração do evento S-1260 (Comercialização da Produção Rural Pessoa Física), não sendo mais necessário o cadastro dessas informações dentro do TOTVS Automação Fiscal (TAF).

 

Quer migrar para a nova versão? Clique aqui!

 

GANHO DE EFICIÊNCIA

Carga Inicial

A rotina de geração dos arquivos dos eventos de tabela do eSocial foi aperfeiçoada no RM RH 12.1.25. Caso exista eventos de tabela na fila de eventos independente do tipo da operação ou status, estes não serão considerados neste processo.

Jornada Semanal 

Ganhe mais flexibilidade para registrar a quantidade de horas da jornada de semanal de algumas categorias profissionais. O RM RH 12.1.25 permite informar uma fórmula, flexibilizando utilizar divisor diferente por funcionário no cálculo da jornada semanal. Cobrindo situações possíveis, do jeito exato que você precisa.

Geração de XML – Regerar eventos de Reabertura e Fechamento dos eventos Periódicos

Ganhe mais eficiência na geração dos eventos S-1298 e S-1299 periódicos do eSocial. Criado um parâmetro que permite regerar esses eventos pelo processo de geração do XML, não sendo mais necessário criar manualmente.

Geração de XML – Log na geração do evento S-1200 – Remuneração de Trabalhador Vinculado ao Regime Geral de Previdência Social

Agora o RM RH 12.1.25 gera uma mensagem de erro no log da geração do evento S-1200 para funcionários com recálculo pendente de múltiplos vínculos, facilitando o dia-a-dia.

Cadastro de Eventos/Verbas – INSS Exclusivo do Empregador

Possibilidade para parametrizar os dados do INSS quanto à incidência do recolhimento for exclusiva do empregador. No RM RH versão 12.1.25, foi implementado um parâmetro cujo o empregador não irá descontar do seu funcionário o INSS, porém terá o recolhimento referente a parte empresa.

Cadastro Cliente/Fornecedor para geração do E-Social

Organize as informações no cadastro cliente/fornecedor da sua empresa e ganhe agilidade na geração do E-Social. No RM RH 12.1.25, todas as informações necessárias para preencher o E-Social ficam concentradas em uma só aba, a poucos cliques de distância, para facilitar a sua vida.

 

GANHO DE PERFORMANCE

Verbas de Dissídio de Férias 

O RM RH 12.1.25 disponibilizou o armazenamento de dados de verbas de dissídio de férias. Após um determinado tempo, as informações das Verbas de Dissídio de Férias são transferidas da Ficha Financeira para uma Ficha Complementar. Podendo visualizar os dados facilmente na ficha financeira complementar, caso seja necessário.

Geração do XML

Você vai voar na hora de gerar os arquivos de XML para o E-Social. A rotina foi otimizada na versão 12.1.25 com um ganho de performance significativo, especialmente para a geração de grandes volumes de arquivos, permitindo gerar milhares de arquivos XML em poucos minutos.

Smart E-Social

Com o RM RH 12.1.25, você não perde tempo para gerar coligadas e filiais que foram criadas na sua empresa depois da contratação do serviço do Smart E-Social. Quando cadastrar uma filial ou coligada no sistema, os dados são enviados para o Smart E-Social, sem erros e sem perda de tempo, através do processo Envio de Coligadas Após a Contratação.

 

FOLHA DE PAGAMENTO

NOVAS FUNÇÕES

Rescisão Complementar por Dissídio

Evite erros no lançamento de valores de rescisão complementar por dissídio. O RM RH 12.1.25 agora executa o cálculo dessas diferenças sem alterar valores de base de INSS e FGTS folha, inserindo novos eventos com novos códigos de cálculos para facilitar a conferência destas bases conforme calculado pelo governo no eSocial.

Histórico de Percentuais de INSS

Agora, você pode cadastrar o histórico dos percentuais de alíquotas recolhidas ao INSS Parte Empresa. A versão 12.1.25 do RM RH anexa esses dados ao cadastro de seção. Desse modo, se você preencher esse campo, será aplicada a alíquota armazenada, seja na geração da Guia do INSS ou na Folha Analítica, conforme o mês/ano escolhido. Caso não preencha os históricos, o RM RH continua a ler o parâmetro normalmente, na tela de processo.

Integração com Divicom – Hub de Benefícios

Quem tem o RM RH 12.1.25 pode contar com a integração com o Hub de Benefícios, serviço parceiro da Divicom para gestão de benefícios. O Hub deve ser contratado à parte, e agora também inclui cálculos relativos a planos de saúde. A integração é por meio de API e não exige exportação de dados. Se você desliga um funcionário, as informações são automaticamente enviadas ao Hub para o ajuste relativo ao plano e demais benefícios.

Bloqueio de Revisões no Orçamento da Folha

Mantenha a integridade de dados no seu orçamento de folha. O RM RH 12.1.25 agora flexibilizou o processo de bloqueio e desbloqueio de edições e revisões nessa tarefa. Assim, você pode escolher em quais itens deseja bloquear as revisões, e visualizar as revisões vinculadas a um determinado orçamento com muito mais facilidade. O sistema de bloqueio também impede que você edite os dados quando o cálculo da revisão for bloqueado, evitando gerar inconsistências acidentalmente. Para isto, foram criados dois novos parâmetros para realizar o bloqueio de edição e cálculo da revisão do orçamento automaticamente, quando uma nova revisão for criada. Tudo para organizar melhor e dar mais segurança e assertividade ao processo de revisão orçamentária.

Lançamento de Valor Líquido de Férias

Evite o lançamento de valores financeiros inconsistentes ou duplicados relativos a férias. O RM RH 12.1.25 está preparado para lidar com a nova legislação trabalhista, que permite que as férias sejam tiradas em até três períodos.  Para isso, o sistema possibilita o lançamento financeiro de mais de período de férias, em que a data do pagamento caia no mesmo mês, permitindo gerar o lançamento financeiro para cada período de gozo, conforme informado pelo usuário.

Afastamento por Licença Paternidade

Ganhe mais flexibilidade no lançamento de afastamentos por licença paternidade em sua empresa. O RM RH 12.1.25 conta com um sistema capaz de cobrir suas necessidades, independentemente do modelo escolhido.

Se a sua empresa concede apenas a licença de cinco dias estabelecida por lei, tudo bem. O sistema faz o lançamento automático, mediante a configuração realizada por você.

Se ela faz parte do programa Empresa Cidadã e vai conceder 15 dias de licença paternidade sem considerar os 5 dias de direito,o lançamento é automático. O sistema também possibilita a soma dos 20 dias de licença no histórico de afastamento, de acordo com seu desejo e o com o programa em que sua empresa se enquadra, mediante a configuração realizada por você.

Diferença Salarial por Dissídio

Não perca tempo conferindo manualmente os dados de INSS no E-Social em caso de dissídio. Agora, a versão 12.1.25 do RM RH faz o cálculo dos valores retroativos e insere no envelope calculado os eventos de Base utilizada para o cálculo de INSS dissídio, possibilitando ao cliente validar os valores enviados das mesmas para o eSocial. Sem erros e com muito mais eficiência.

Importação de Movimento de Ensino

Evite inconsistências na remuneração de professores. Conforme a lei, a remuneração de um professor deve ser fixada pelo número de aulas semanais, conforme os horários estabelecidos. Agora, o RM RH 12.1.25 facilita o cálculo do movimento de ensino importado do módulo de Gestão Educacional, considerando a quantidade de aulas contratadas, em vez de considerar a duração para cada aula, o que podia causar diferenças no momento de gerar a folha de pagamentos.

Transferência de Log de Funcionários

Otimize seus bancos de dados. Com o RM RH 12.1.25, você pode transferir os logs de cálculos de funcionários para a tabela complementar, informando o número de meses que deseja mover, contada a partir da competência anterior, não se limitando à data base fixada no sistema.  Também é possível pedir para mover os logs automaticamente, definindo uma data base para essa transferência, além de transferir os logs de funcionários demitidos para as tabelas complementares.

 

GANHO DE EFICIÊNCIA

Habilitar Controle de Filtro Seção x Função no Orçamento de Folha

Controle o acesso ao orçamento de folha e aumente a segurança do processo. A versão 12.1.25 do RM RH permite que você controle o acesso dos usuários a determinadas funções do sistema, mediante a parametrização. Assim, é possível  permitir que o chefe de uma determinada área tenha acesso apenas às funções vinculadas a seções nas quais ele possua subordinados. Assim, você evita o acesso de informações sigilosas de funções que não deveriam ser exibidas para um determinado chefe.

Desabilitar Função de Execução do Previsto x Realizado

Acelere o cálculo do orçamento. Agora, o RM RH 12.1.25 permite que você desabilite a ferramenta que calcula o Orçamento Previsto x Orçamento Realizado, tanto no Headcount quanto no Financeiro. Assim, o cálculo do orçamento roda mais rápido e você só executa a comparação se realmente precisar dela.

Melhoria na Documentação do Fast Analytics

O desempenho do Fast Analytics ficou ainda melhor no RM RH, oferecendo uma leitura mais clara dos indicadores de análise de folha de pagamento. A documentação da ferramenta foi atualizada, para mostrar as dimensões e fatos, com mapeamento dos campos usados para extração dos dados do módulo de folha. Desse modo, você pode enxergar mais facilmente os indicadores estratégicos de RH contidos na folha da sua empresa.

 

AUTOMAÇÃO DE PONTO

NOVAS FUNÇÕES

Desmembramento do Parâmetro “Realizar a Compensação de Cálculo Antes da Autorização de Extras e Abono”

A rotina de compensação de cálculo antes de extras e abonos foi desmembrada no RM RH. Agora, os cenários podem ser calculados separadamente para abonos e extras, dando mais flexibilidade à sua gestão.

 

SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL (SSO)

NOVAS FUNÇÕES

CAT/Incidente

Não confunda “incidente” com “acidente”! Mantenha o registro de todos os incidentes ocorridos na jornada de trabalho, no cadastro de CATs, sem gerar eventos para o E-Social. Agora, o RM RH 12.1.25 permite que você registre esses acontecimentos no sistema como simples incidentes, sem gerar eventos que precisam ser registrados nos arquivos para geração do E-Social.

Por exemplo: um motorista deu ré no caminhão e bateu numa pilastra amassando o para-choque? Incidente. Um carregador deixou uma caixa cair e quebrou o conteúdo? Incidente. E por aí vai.

No cadastro de CATs agora permite inserir “incidentes”. Ao selecionar o tipo de CAT como “incidente” essa CAT não será enviada para os eventos de eSocial correspondentes. Assim, você mantém um registro rigoroso do que está acontecendo no ambiente de trabalho, permitindo tomar medidas corretivas, mas sem misturar os incidentes com o E-Social.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

COMENTÁRIOS DESTE POST

    Janete Almeida diz:

    Bom dia, tenho interesse no curso RM, poderia informar local na Bahia em que eu possa fazer minha inscrição? Grata,

  1. Equipe TOTVS diz:

    Obrigado pelo contato, Janete! Ficamos felizes com seu comentário. Nosso time comercial vai entrar em contato com você. Abs. Equipe TOTVS