O Cenário
Você consegue imaginar o dia a dia da sua empresa sem o uso de sistemas digitais de gestão? Impossível. Com o avanço da tecnologia digital, o uso desse tipo de sistema se tornou fundamental para a produtividade e a competitividade das empresas. No entanto, à medida que a tecnologia evolui, novas aplicações customizadas são desenvolvidas nesses sistemas, tornando a gestão de TI muito mais complexa.
Essas adaptações são criadas, normalmente, para atender necessidades e regras de negócio específicas de cada empresa. Mas para que elas cumpram essa função sem causar problemas no ERP, elas precisam funcionar perfeitamente, acompanhando os upgrades de versão do sistema, de modo que você tenha sempre o máximo de disponibilidade em seus recursos de TI.
Para isso, você vai precisar de um panorama completo dos objetos customizados de TI da sua empresa. E a melhor maneira de obter essa informação com precisão e segurança é contratando o serviço de Assessment de Customizações da área de Delivery Center da TOTVS.
Segmentos Atendidos
- Manufatura
- Varejo
- Atacado e Distribuição
- Agronegócio
- Saúde
- Educacional
- Financeiro
- Recursos Humanos
- Prestadores de Serviços
- Construção
- Logística
- Hotelaria
O que é o Assessment de Customizações?
Quer começar a gerenciar suas customizações, mas não tem uma visão clara do verdadeiro cenário dos objetos customizados em seu ambiente de TI? Seu novo gerente de tecnologia quer entender melhor o ambiente de TI da empresa, antes de colocar a mão na massa? Então, você pode contratar o serviço de Assessment de Customizações com a área de Delivery Center da TOTVS. Trata-se de um serviço de BSO, que proporciona uma radiografia completa dos objetos customizados e dos códigos-fontes das customizações, nos sistemas da sua empresa.
O serviço é feito sob medida para os sistemas TOTVS das linhas Protheus e RM. O custo dependerá de quantos repositórios e objetos serão analisados. A partir da análise é possível saber quantos objetos customizados estão em uso, quantos possuem o código-fonte armazenado, a qual módulo está relacionado cada objeto customizado e verificar datas e versões dos objetos. Além disso, o serviço faz uma auditoria das melhores práticas de programação, para que as customizações feitas por seus desenvolvedores tenham códigos mais limpos e eficientes, com melhor performance.
O Assessment de Customizações, para a Linha Protheus, utiliza a ferramenta CodeScan para inspecionar os códigos e registrar todas as divergências existentes nas diferentes versões de cada objeto. O serviço também permite descobrir exatamente quantos objetos customizados precisam de manutenção, antes de realizar a migração do Dicionário de Dados, para o seu Banco de Dados. Desse modo, você pode tomar a melhor decisão, antes de dar início ao processo.
Ao final do Assessment de Customizações, a equipe de BSO do Delivery Center apresentará um relatório gráfico com o número total de objetos customizados em seus sistemas e o status de cada um deles, além de um relatório de auditoria das melhores práticas de desenvolvimento nas customizações.
Principais recursos
Visão geral:
- Recebimento dos Arquivos
- Inventário de Objetos Específicos
- CodeScan
- Code Analysis
- Menu por Módulo
- Relatório Final
Entenda os principais recursos
Recebimento dos Artefatos
O Assessment de Customizações da área de Delivery Center da TOTVS começa com a entrega dos artefatos específicos do sistema, necessários para a execução do serviço. Os artefatos podem incluir cópias dos objetos específicos atualizados, o repositório de objetos e código-fonte, assim como os menus customizados, para análise.
Inventário de Objetos Específicos
Se todos os arquivos tiverem sido enviados corretamente, o próximo passo do Assessment de Customizações é o Inventário de Objetos Específicos. Para isso, a equipe de BSO do Delivery Center vai comparar todos os códigos-fonte (assim como os códigos compilados em arquivos PRW ou PRX) com os objetos customizados que estão em uso no sistema. Dessa forma, você vai descobrir quais objetos estão sem o código-fonte correspondente para poder corrigir, posteriormente, as divergências entre o seu repositório de customizações e o ambiente de produção.
CodeScan
Quando o Assessment de Customizações é executado em sistemas da Linha Protheus, você também conta com o CodeScan, uma análise de boas práticas de desenvolvimento, que permite avaliar a qualidade de programação dos códigos-fonte utilizados em suas customizações e identificar os objetos que precisam de manutenção para funcionar corretamente
O CodeScan também proporciona uma visão clara da qualidade no desenvolvimento das aplicações customizadas e ganha um padrão de qualidade para a criação de novos objetos, quando necessário.
Code Analysis
Ao contratar o Assessment de Customizações junto ao Delivery Center da TOTVS, os clientes Protheus também contam com o Code Analysis, um sistema que lê todos os arquivos de código-fonte e, com base em regras pré-definidas, aponta quais são os ajustes necessários para executar a migração do Dicionário de Dados para o Banco de Dados. Desse modo, você evita problemas no processo de migração e garante melhor performance no seu sistema de ERP.
Menu por Módulo
Garanta que seus objetos customizados estejam associados corretamente aos menus do sistema de ERP. Para isso, o Assessment de Customizações da área de Delivery Center da TOTVS inclui uma análise de Menus Customizados por Módulo. Dessa maneira, você verifica a correspondência entre os objetos e códigos-fonte em seus repositórios, com a estrutura de Menus do ERP, de acordo com a base de conhecimento dos produtos da TOTVS. Assim, você assegura que as customizações serão associadas de forma correta aos respectivos menus, garantindo o funcionamento dos objetos e evitando problemas no ERP.
Relatórios Finais
Ao final do processo de Assessment de Customizações, você receberá os relatórios finais de Inventário, Menus, CodeScan e Code Analysis (os dois últimos, apenas para clientes Protheus). Com isso, você terá um panorama completo do estado de seus objetos customizados, sabendo quais apresentam problemas, quais estão sem código-fonte, quantos estão associados corretamente aos menus do sistema etc.
DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO