Tudo sobre o TOTVS Agro Bioenergia

Vantagens da solução

A cadeia produtiva global do agronegócio enfrenta o desafio da produtividade. Aumentar os níveis de produção para atender a demanda mundial, em um cenário de mudanças climáticas, pressões ambientais, margens apertadas e insumos em alta. Para isso, é preciso aumentar a eficiência em todos os elos da cadeia, sempre buscando a otimização de custos.

Para atingir esse objetivo, é preciso mais do que boas terras e abundância de recursos naturais. É necessário contar com soluções de gestão completas para vencer esse desafio. E quem opera no setor sucroalcooleiro precisa de algo mais. Precisa de um sistema que atenda também às necessidades específicas do segmento.

Essa solução é o TOTVS Agro Bioenergia, o sistema de gestão agrícola desenvolvido pela TOTVS para atender todas as etapas do processo desde o Plantio a colheita de cultivos que possam gerar (Etanol, Açúcar, Bioenergia).

 

Setores atendidos

  • Produtores de Cana-de-Açúcar
  • Produtores de Milho para Fabricação de Etanol
  • Fornecedores de Cana de Açúcar
  • Usinas de Açúcar, Etanol e Biomassa


Principais benefícios

O TOTVS Bioenergia é um sistema robusto e versátil, capaz de gerenciar todas as etapas do processo produtivo, desde o arrendamento de terras e o plantio até a colheita, logística e processamento industrial do açúcar e do etanol, incluindo aplicação de insumos, faturamento dos produtos e outros processos.

Com ele, você tem um salto de qualidade, controlando tudo que acontece em cada fazenda, em cada área arrendada para o plantio em cada talhão. Desse modo, você enxerga gargalos produtivos e falhas, permitindo corrigir e controlar melhor todos os processos, para aumentar a rentabilidade e produtividade da operação. A solução permite, por exemplo, melhorar a avaliação de ervas daninhas, insetos e doenças no campo, com alto impacto na produção. Assim, você produz mais e obtém uma safra de melhor qualidade, com mais valor de mercado. Além disso, o TOTVS Agro Bioenergia permite melhorar o controle de custos e otimizar o uso de insumos e equipamentos aumentando a rentabilidade do negócio.

O TOTVS Agro Bioenergia faz todo o gerenciamento logístico do recebimento da matéria prima e a gestão da qualidade e produção industrial, para atender a sua operação de ponta a ponta, cobrindo as necessidades específicas do setor. A solução é contratada por licenciamento, e roda em aplicação client server com processamento em serviços Java.

Com isso, você gerencia todos os processos a qualquer hora, onde você estiver, com indicadores de desempenho nativos, para acompanhar o desempenho operacional, financeiro e administrativo do negócio de forma intuitiva e dinâmica. 

Ele também centraliza todos os apontamentos agrícolas em uma única plataforma, permitindo uma visão mais completa e estratégica dos processos, e gerando indicadores de desempenho em dashboards dinâmicos e intuitivos. 

O TOTVS Agro Bioenergia também pode ser integrado aos diferentes ERPs da TOTVS e do mercado. Ele também permite realizar o controle de múltiplas empresas com o mesmo sistema, para melhorar a qualidade da gestão e permitir uma configuração regional para administrar suas propriedades agrícolas.


Módulos que compõem a solução

Visão geral:

  • App Minhas Negociações
  • Unidade de Produção
  • Planejamento Estratégico e Orçamentário
    • Planejamento Operacional
    • Orçamento Agrícola
  • Contratação de Serviços
  • Matéria Prima e Contratos
  • Mão de Obra Rural
  • Manutenção de Frotas
  • Atividades e Recursos
  • Plantio
  • Apontamentos Agromobile
  • Controle Fitossanitário
  • Análise de Solo
  • Programação de Colheita
  • Logística de Transporte
  • Recepção de Matéria Prima
  • Processo Industrial
  • Manutenção Industrial
  • Expedição da Pesagem de Produtos Acabados
  • Custos
  • Portal Agrícola


Entenda melhor os módulos

App Minhas Negociações

Garanta maior eficiência na negociação de áreas para aquisição ou arrendamento. Com o aplicativo Minhas Negociações, é possível registrar os dados das suas áreas de interesse, calcular a rentabilidade da negociação e a viabilidade econômica da produção.

Disponível para Android e por meio de plataforma web, o aplicativo conta com sistema de georreferenciamento, para você integrar as áreas a seu planejamento no TOTVS Agro Bioenergia. Com isso, você incorpora todos os dados técnicos e de negociação referentes à área para que o sistema efetue a análise.

O aplicativo é integrado ao módulo de Contratos, contudo podemos utilizá-lo de forma agnóstica sem a necessidade de referencia-lo aos produtos da linha PIMS. Se o resultado da análise for positivo, o próprio sistema gera um pré-contrato, que pode ser assinado digitalmente no app. Desse modo, você consegue melhores margens na negociação e não perde tempo para garantir as melhores terras para plantar a sua safra.

Unidade de Produção

É no módulo de Unidade de Produção que você define o perfil da sua propriedade agrícola. Nele, você faz o registro de todos os seu Locais de Produção: suas fazendas, blocos e talhões, e registra as culturas que deseja plantar, com seus respectivos atributos.

O perfil dos Locais de Produção vai incluir ainda os atributos do solo e os períodos de produção planejados. Com isso, você gera mapas temáticos georreferenciados, que permitem enxergar melhor o potencial das suas áreas produtivas, a partir do cruzamento dos dados registrados.

Planejamento Estratégico e Orçamentário

Quem planeja melhor, sabe onde vai chegar. O módulo de Planejamento Operacional do TOTVS Agro Bioenergia permite um planejamento agroindustrial robusto, centrado no controle de custos, da lavoura à usina.

Planejamento Operacional

O TOTVS Agro Bioenergia permite criar um plano mestre de operações e a matriz padrão para sua produção. Nele, você também define as características de manejo de cada talhão (plantio por máquina, manual, insumos etc.), permitindo visualizar o pacote de recursos necessários para o plantio em cada hectare, e validando o planejamento do ponto de vista agronômico. 

Além disso, você inclui no plano todas as variáveis relativas à colheita, logística de transporte e processamento da safra na usina, permitindo um planejamento completo de todas as etapas da cadeia produtiva, de ponta a ponta.

Orçamento Agrícola

Garanta que o seu planejamento operacional é financeiramente viável, e que a sua execução sairá conforme o esperado. A partir dos dados do Planejamento Operacional, o módulo de Orçamento Agrícola do TOTVS Agro Bioenergia verifica os custos necessários para a realização do seu planejamento, considerando todas as variáveis, como custos de mão de obra, horas de uso de equipamentos, insumos, logística, operação industrial etc.

O módulo, então, calcula se o Planejamento Operacional é viável do ponto de vista financeiro. Se o plano não couber no orçamento, você volta Planejamento Operacional, substituindo insumos ou promovendo outras alterações que serão validadas tecnicamente até chegar ao ponto de equilíbrio.

Nesse momento, você trava o cenário e dá início à etapa de execução. Com base nos insumos determinados no Planejamento, é possível atuar  nas solicitações de compra, para adquirir os produtos a tempo de cumprir o cronograma das operações. 

Daí em diante, o módulo de Orçamento Agrícola permite acompanhar a execução do orçamento em cada etapa do processo produtivo, para você atingir o máximo de produtividade com o menor custo possível.

Contratação de Serviços

Não se preocupe com a contratação de terceiros para execução de serviços. O módulo de Contratação de Serviços do TOTVS Agro Bioenergia permite gerenciar todos os contratos de prestadores terceirizados na lavoura.

O sistema apura automaticamente os valores a pagar em cada período, desse modo, você tem melhor controle sobre os custos com a prestação de serviço e mantém suas fazendas em dia com a legislação. 

Os contratos de terceiros são vinculados a cada área de produção, permitindo visualizar o custo correto da mão de obra relativa a cada cultura.

Matéria Prima e Contratos

Não se preocupe com a gestão dos contratos de Matéria Prima e Arrendamentos; O módulo de Matéria Prima e Contratos do TOTVS Agro Bioenergia permite gerenciar todos os contratos em diversas características como (Arrendamento, Parceria, Fornecedor Tradicional), Garantir a precificação dos preços acordados conforme Associações ou entidades de regulamentação, trazendo maior segurança a operação com os fornecedores.

Além disso é possível atuar também com a gestão dos financiamentos aos contratos para assegurar que os fornecedores possam ter liquidez no desenvolvimento dos cultivos e assim prover uma matéria prima de boa qualidade.

Mão de Obra Rural

Controle corretamente o pagamento de trabalhadores que são remunerados pela sua produtividade. Com o módulo de Mão de Obra Rural do TOTVS Agro Bioenergia, você faz o cálculo de produção por equipes e por funcionários, e permite registrar verbas, preços e operações para a geração da folha.

O processo é automatizado. Com isso, você apura facilmente e sem perda de tempo os valores, descontos, bônus etc. 

Manutenção de Frotas

Reduza o custo de manutenção da sua frota e aumente o tempo de vida útil de veículos e equipamentos. O módulo de Manutenção de Frotas do TOTVS Agro Bioenergia permite elaborar um planejamento de manutenção para a safra ou entressafra, considerando qual o melhor momento a realizar as manutenções preventivas com uso dos planos mestres de manutenção e lubrificação, por meio de desktop ou dispositivos móveis.

O módulo também permite o registro dos serviços realizados em oficinas internas ou externas, informando operações realizadas no equipamento e todo o material usado na manutenção. Além disso, o sistema possibilita elaborar planos por modelo ou por equipamentos individuais. 

O sistema ainda controla o histórico de vida dos pneus, por meio de apontamentos. Assim, você pode rastrear em quais equipamentos o pneu foi usado, qual o status atual de cada pneu: em estoque, em reparo, qual localização, vendido, sucata etc.

Controla os gastos de abastecimento por combustível, por equipamento e consumo por operação, uma outra característica é se integrar as automações de abastecimento das máquinas, trazendo assim maior segurança do uso e aplicação dos estoques de combustíveis.

Tudo isso proporciona redução no tempo de parada das máquinas e melhor controle de custos, aumentando a produtividade e otimizando o uso dos recursos investidos. 

Atividades e Recursos

Gerencie o dia a dia da sua fazendo com muito mais eficiência. O módulo de Atividades e Recursos do TOTVS Agro Bioenergia administra o planejamento de suas Ordens de Serviços a cada semana. Assim, você controla melhor as aplicações de insumos, atividades de produção, atividades manuais e mecanizadas etc, proporcionando uma rotina muito mais organizada. 

O sistema integra o módulo de Atividades e Recursos ao Planejamento Operacional. Desse modo, ele permite acompanhar a execução real do plano de produção traçado antes do plantio. Esse acompanhamento permite corrigir desvios e gera dados para avaliação de resultados e melhoria no próximo ciclo de planejamento.

Plantio

O Plantio é um momento chave na operação sucroalcooleira. É quando são gerados os maiores custos da cadeia. Por isso mesmo, a qualidade do gerenciamento nessa fase é decisiva para a rentabilidade do negócio.

Com o módulo de Plantio do TOTVS Agro Bioenergia, você controla todas as rotinas envolvidas no processo, desde a preparação para o plantio, passando pelos apontamentos de plantio até o encerramento das tarefas. 

Apontamentos Agromobile

Coloque o poder da mobilidade a favor da produção. O TOTVS Agro Bioenergia permite fazer apontamentos de produção, atividades das máquinas, trabalhadores rurais, atividades de inspeção fitossanitária, entre outros, por celular. O acesso aos apps é controlado por meio do Portal Mobile, onde você configura o perfil dos usuários e as permissões de utilização. Os apontamentos podem ser realizados offline e sincronizados ao sistema posteriormente, caso seja necessário. 

Controle Fitossanitário

Reduza o custo de aplicação de insumos e melhore a produtividade da lavoura com um controle mais rigoroso das condições fitossanitárias na sua lavoura. O módulo de Controle Fitossanitário do TOTVS Agro Bioenergia permite controlar a incidência de pragas, ervas daninhas e doenças nos talhões, para melhorar as condições de sanidade da sua fazenda.

O módulo conta com o app Meu Controle Fitossanitário, que permite colher apontamentos com imagens no campo, para identificação correta das pragas, doenças e ervas daninhas. Os apontamentos podem ser feitos offline e sincronizados com o sistema posteriormente, se necessário. Assim, você direciona melhor a aplicação de insumos, com significativa redução de custos.

Análise de Solo

Melhore a qualidade do solo nas suas fazendas. Com o módulo de Análise de Solo, você abastece o TOTVS Agro Bioenergia com os resultados das análises e o sistema gera recomendações de corretivos para aumentar sua produtividade.

Ainda é possível integrar os resultados analisados pelos laboratórios por meio de importação.

Programação de Colheita

Depois de plantar, é hora de colher. Com o módulo de Programação de Colheita, você automatiza toda a gestão do processo, fazendo a estimativa de colheita e informando a quantidade da produção por talhão. Isso vai permitir um planejamento mais adequado da logística para o transporte da matéria prima até a usina. Pode também indicar mais de uma estimativa com a finalidade de acompanhar as mudanças de produtividade ao longo do ciclo.

O módulo permite registrar previsão de início e final da colheita em cada fazenda e talhão. Além disso, o sistema analisa o estágio de maturidade da cana, gerando a curva de maturação para você gerenciar melhor o ciclo de produção, uma vez que se trata de uma cultura perene.

Logística de Transporte

O transporte da safra é um momento decisivo para a cadeia produtiva. A logística deve ser rápida e bem coordenada, para que o produto mantenha a qualidade até a chegada à usina. Por isso, o módulo de Logística de Transporte do TOTVS Agro Bioenergia permite fazer todo o planejamento de recursos necessários para a execução do processo. Com ele, você identifica exatamente quantos caminhões serão necessários, quantas colheitadeiras serão usadas em cada talhão etc.

O módulo possui ainda integração com os computadores de bordo embarcados nos caminhões, para você acompanhar o trânsito da carga em tempo real. Por meio de um painel, o sistema informa quantos caminhões estão no campo, quantos estão voltando da usina, quantos estão a caminho, qual o tempo de carga e descarga de cada um, para que você organize o fluxo e evite interrupções no transporte. Ao final do processo de descarga, o sistema pode despachar automaticamente o caminhão de volta para o campo, para dar prosseguimento ao transporte.

O módulo de Logística de Transporte é integrado ao de Recepção de Matéria Prima e, também, ao módulo de Manutenção de Frota. Se o caminhão parar para abastecer, este último informará ao gestor de logística sobre o tempo de parada. 

O resultado de toda essa tecnologia aplicada ao transporte é uma logística muito mais eficiente e produtiva para levar sua safra do campo até a usina, garantindo que não vai faltar matéria prima durante o processo de moagem / esmagamento.

Recepção de Matéria Prima

É no módulo de Recepção de Matéria Prima do TOTVS Agro Bioenergia que você dá entrada em toda matéria-prima colhida no campo. Por meio da Ordem de Colheita, você registra os dados de entrada na balança carga a carga, com informações como data da primeira pesagem, data da segunda pesagem, tara, peso bruto, peso líquido, caminhão, qualidade do produto colhido etc. Assim, você sabe a procedência exata de cada carregamento, permitindo o controle das cargas enviadas para análise de qualidade.

Os dados podem ser coletados por meio de leitura de RFID, leitura de transponder do caminhão, leitura de código de barras ou mesmo por digitação, caso seja necessário. O módulo pode ser integrado com alguns modelos de balanças homologadas pela TOTVS, permitindo a transmissão dos dados de pesagem diretamente para o sistema. Além disso, a funcionalidade de pesagem funciona em modo off-line. Desse modo, se houver queda de conexão, você não precisa interromper o processo de pesagem, registrando os dados no equipamento para sincronização posterior.

Processo Industrial

Onde você está perdendo produto acabado? (açúcar, etanol, Energia) Onde poderia aplicar insumos para melhorar a qualidade da decantação? Melhore o controle todas as etapas de processamento da sua produção, por meio de análises laboratoriais. O módulo de Processo Industrial do TOTVS Agro Bioenergia gerencia a coleta de material para as análises, para você saber exatamente o que fazer em cada etapa do processo para obter um produto de qualidade impecável.

O módulo faz também o controle das rotinas do laboratório industrial, o que inclui o controle de vidrarias e demais insumos utilizados nos processos. A partir da quantidade de insumos utilizada em cada processo de controle, o sistema extrapola o volume total a ser usado no controle da safra, permitindo gerar um orçamento de insumos do processo industrial.

Ao final do processo de produção, o módulo gera boletins industriais, informando quanto entrou de matéria prima, quanto foi produzido de etanol, de açúcar ou de energia, qual o nível de eficiência industrial e energética, qual a classificação de qualidade do produto etc.

Manutenção Industrial

Controle a manutenção de todas as máquinas utilizadas no processamento industrial, para garantir maior produtividade e menor custo na sua operação. O módulo de Manutenção Industrial do TOTVS Agro Bioenergia cataloga todos os equipamentos instalados no pátio, moenda, motores etc. e separa as máquinas por área, para gerenciar os planos de manutenção preventiva, preditiva e corretiva. O sistema permite, por exemplo, fazer o check list mobile de lubrificação, facilitando o controle de execução do plano de lubrificação por hora, por tonelada moída etc.

O módulo também gera o gráfico de GANTT para organização da desmontagem de usina na manutenção de entressafra. Desse modo, você sabe exatamente os recursos necessários para cumprir o planejamento em tempo para deixar as instalações prontas para a safra seguinte.

Expedição da Pesagem de Produtos Acabados

Com o módulo de Pesagem do TOTVS Agro Bioenergia, você tem o controle completo da pesagem do etanol e do açúcar produzidos na usina, e da certificação desses produtos. Na pesagem, os dados são transmitidos diretamente da balança para o sistema, nos equipamentos homologados pela TOTVS. Assim, você evita erros no registro e ainda agiliza o processo.

O módulo também registra os dados técnicos de cada carregamento dos produtos, gerando o laudo técnico. Essas informações serão transmitidas ao backoffice para a emissão da nota fiscal da carga. O laudo possui dados que permitem rastrear a origem dos lotes. A geração dos laudos é fundamental para as usinas que operam como fornecedoras de açúcar para indústrias alimentícias que exigem certificação de qualidade desses insumos, bem como a condução da saída de produto acabado etanol, levando em consideração aspectos de faturamento em volume.

Custos

O controle de custos é fundamental para a rentabilidade da cadeia produtiva do açúcar, etanol e energia. Por isso, o TOTVS Agro Bioenergia possui um módulo de Custos, que permite uma visão detalhada dos custos associados a cada etapa da cadeia, desde a lavoura até a usina.

O módulo permite detalhar os custos por fazenda, por talhão, por insumo, por equipamento, por moenda, por máquina industrial etc., incluindo gastos com manutenção. Além disso, ele possui uma ferramenta para medir a exaustão da lavoura. Desse modo, você pode apurar os custos do plantio ao longo das diferentes safras, permitindo um controle de custo mais preciso em uma cultura perene.

O módulo de Custo também é integrado ao backoffice, para que a contabilização dos gastos no ERP seja feita de forma automática, sem erros, e sem perda de tempo. 

Portal Agrícola

Mantenha uma relação transparente com os seus fornecedores de matéria prima e serviços. O TOTVS Agro Bioenergia disponibiliza um Portal Agrícola, onde os produtores de matéria-prima e os fornecedores de serviço podem se logar por meio de acesso web ou pelo app Minha Colheita, para saber informações sobre seus carregamentos ‘qual volume ele está entregando na usina, qual a qualidade de produção, qual a previsão de pagamento etc.’, além do acompanhamento dos serviços que estão sendo realizados.

Desse modo, você consegue uma relação de confiança entre a sua usina e os fornecedores para obter melhor rentabilidade em todo a cadeia. 

 

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.