Tudo sobre o TOTVS Logística Recintos Aduaneiros

Vantagens da solução

Em um cenário cada vez mais globalizado, com cadeias produtivas integradas e que ultrapassam fronteiras, o comércio exterior passa a ser uma peça estratégica para muitas empresas. Seja para conquista de novos mercados e novas fontes de receita, seja para importação de insumos e produtos para tornar os negócios mais competitivos.

Mas lidar com a complexidade do comércio exterior não é fácil. Por isso, as empresas que prestam serviços aduaneiros necessitam de uma solução capaz de controlar todos os processos ligados à exportação e importação, e manter 100% de compliance com a legislação aplicável a estes.

Essa solução é o TOTVS Logística Recintos Aduaneiros, software completo, desenvolvido pela TOTVS para atender às necessidades dos mais diferentes tipos de operações aduaneiras.


Setores atendidos

  • Terminais Portuários
  • Terminais Aeroportuários
  • Portos Secos
  • Terminais de Fronteira Terrestre
  • Centros Logísticos Industriais Alfandegados
  • Recintos Não Alfandegados
  • Armazéns Redex
  • Terminais Depot


Principais benefícios

O TOTVS Logística Recintos Aduaneiros é um software desenvolvido pela TOTVS e que gerencia todos os processos da operação de comércio exterior em recintos alfandegados ou locais habilitados para operar com mercadorias sob controle aduaneiro. O sistema executa rotinas e controla processos do recebimento de produtos à expedição das mercadorias, passando por contratação de serviços, controle aduaneiro e outros processos.

Com o TOTVS Logística Recintos Aduaneiros, você garante total aderência à legislação aduaneira e obtém muito mais eficiência e agilidade em todas as rotinas operacionais e administrativas. Os processos são automatizados, para você não perder tempo com digitação de dados e controles manuais. Desse modo, a solução proporciona também acesso fácil aos dados para a realização de auditorias, além de contar com mais segurança nas operações.

O sistema é contratado por licenciamento, e pode rodar em plataforma Cloud ou em servidores da sua empresa. Além disso, o TOTVS Logística Recintos Aduaneiros também é escalável. Ou seja, pode atender operações de qualquer porte, sem necessidade de adaptações no sistema.

Entre outras rotinas, a solução permite controlar entrada e saída de veículos de qualquer modal de transporte em recintos alfandegados, realizar registro de pesagens, controlar estoque e armazenagem de contêineres e produtos, gerar formas flexíveis de faturamento e manter o controle de documentos fiscais e aduaneiros no recebimento ou despacho de mercadorias.

O TOTVS Logística Recintos Aduaneiros também conta com tecnologia móvel e permite usar coletores de dados com radiofrequência para registro de ordens de serviço em tempo real. Tudo para dar mais flexibilidade à sua operação. Além disso, a solução possui outras integrações tecnológicas desenhadas para dar mais eficiência aos processos, como integração com balança rodoviária, equipamentos de leitura OCR, equipamentos de controle de acesso de veículos e pedestres, portal CCT, Presença de Carga, EDI Armadores e mensagens via e-mail.


Módulos que compõem a solução

Visão geral:

  • Sistema
  • Aduaneiro
  • Controle de Acesso
  • Portaria
  • Armazém 
  • Coletor de Dados
  • Expedição
  • Fronteira
  • Marítimo
  • Operacional
  • Faturamento
  • Cobrança
  • Comercial
  • Comissão
  • Comunicação
  • EAI Monitor Viewer
  • Consulta
  • EDI
  • Estorno
  • SGR
  • Gerador de Relatórios
  • OS Internas
  • Presença de Carga
  • Protocolo de Transparência
  • Segurança
  • SGS


Entenda melhor os módulos

Sistema

O módulo de Sistema é o começo de tudo. Ele é o módulo de cadastro do TOTVS Logística Recintos Aduaneiros. Nele, você configura funcionalidades do sistema relacionadas a feriados, faixa de IR, configuração do sistema, turnos, controle fitossanitário, parâmetros e caminhos, coletor de dados, DEPOT, Fluig Identity, TOTVS BI, entre outras.

Aduaneiro

O módulo Aduaneiro é o coração do TOTVS Logística Recintos Aduaneiros. É nele que você registra todos os documentos que vão efetuar o desembaraço e o controle aduaneiro das mercadorias, garantindo o controle de chegada dos produtos desde que saem do porto até o recinto aduaneiro ou vice-versa.

Com esse módulo, você emite os Certificados de Depósito para os regimes de Entreposto Aduaneiro ou DAC, realiza fechamento de trânsito, cadastro de registro de manifesto, prorrogação de prazos, registro e baixa de mercadorias apreendidas, entre outros processos.

Tudo com maior agilidade e eficiência, e com 100% de conformidade legal, incluindo registro de manifestos e importação de Declarações de Admissão pelo arquivo MDB do Siscomex. 

Controle de Acesso

O TOTVS Logística Recintos Aduaneiros possui um módulo de Controle de Acesso que permite controlar a entrada e saída de pessoas e veículos da sua área. Você cadastra pessoas, veículos e empresas autorizadas a circular em suas instalações aduaneiras, e registra no sistema as catracas de acesso. Opera com crachás permanentes e temporário para tornar o controle mais efetivo. Tudo isso fica registrado no sistema para consulta posterior e geração de relatórios sobre a movimentação nas instalações da sua empresa.

Portaria

O módulo de Portaria inicia e finaliza todo o processo de armazenamento e controle das mercadorias nas dependências da unidade. Com ele, você sabe quem entrou na unidade, o que estava carregando, para onde ia etc. 

Na prática, o módulo é responsável pelo registro de chegada e saída de veículos para carga e descarga e pela realização de pesagens. Todos os processos são controlados automaticamente, agilizando a operação e dando muito mais segurança à rotina, com 100% de conformidade com os regulamentos do comércio exterior e do setor de logística.

Armazém

Ganhe mais eficiência na sua operação de armazenagem. O módulo de Armazém do TOTVS Logística Recintos Aduaneiros funciona como um sistema de WMS, e permite registrar seus armazéns e as células de localização. Assim, você tem um mapeamento perfeito do espaço, permitindo controlar o uso das células de modo mais efetivo, para aproveitar melhor a área de armazenagem e agilizar as operações.

Além disso, o módulo permite cadastrar os tipos de armazéns, o recinto industrial e até a temperatura, para propiciar as condições adequadas para a armazenagem de cada produto. Com o sistema, você também pode bloquear as células dos armazéns, para que não sejam utilizadas, de acordo com o fluxo de suas operações, para evitar erros e falhas no processo de armazenagem.

Coletor de Dados

O Coletor de Dados do TOTVS Logística Recintos Aduaneiros dá muito mais mobilidade à operação no Recinto Aduaneiro. Com ele, você pode executar facilmente ordens de serviço, consultas e ainda fazer vistorias e inventários com fotos. O módulo funciona com aparelhos que dispõem padrão TelNet e permite ainda gerenciar produtos e armazenagem on-line. Os dados podem ser enviados para impressão no sistema, para facilitar a leitura e análise das informações coletadas. Tudo para agilizar suas operações e dar mais eficiência à sua empresa.

Expedição

Com o módulo de Expedição, você tem um controle muito mais controle sobre a saída de mercadorias. Nele, se concentra todo o registro de documento das mercadorias que dão entrada no recinto aduaneiro para expedição, gerando a ordem de serviço de carga ou descarga, seja para exportação ou internalização de produtos importados.

O módulo faz o registro de cada lote de carga e de seus respectivos itens, e permite cadastrar uma série de dados importantes para o controle da operação, como agentes, armador, cargas perigosas, companhia aérea e família de produtos, entre outros.

Fronteira

O módulo de Fronteira do TOTVS Logística Recintos Aduaneiros permite atuar em Recintos Alfandegados localizados em fronteiras terrestres, registrando a entrada e saída de caminhões no Recinto. Disponibiliza a operação sobre rodas, quando o veículo passa na sua instalação sem fazer operação de descarga. O sistema gera relatórios, registra o trânsito de veículos e pessoas e realização de operação noturna. 

Marítimo

Controle todas as operações de um Porto. Com o módulo Marítimo do TOTVS Logística Recintos Aduaneiros, você controla embarcações, berços de atracação e programação de operações de carga e descarga de forma simples e eficiente.

Operacional

O módulo Operacional do TOTVS Logística Recintos Aduaneiros permite gerenciar todas operações efetuadas dentro e fora do armazém com a carga. Assim, você controla operações de armazenagem, a execução de Ordens de Serviço e a movimentação de carga entre outras operações.

O módulo faz ainda o desmembramento de lotes e o controle de avarias, com emissão dos Termos de Falta e Avaria (TFA). O sistema também possibilita os controles fitossanitários, e faz a transformação do CDA (Certificado de Depósito Alfandegado), entre outros processos. 

Faturamento

Com o módulo de Faturamento você calcula o valor dos serviços prestados e emite as notas automaticamente. Basta cadastrar a fórmula para a cobrança do serviço prestado ao cliente que o próprio sistema se encarrega do resto, emitindo a nota fiscal e enviando a cobrança. Tudo com rapidez, eficiência e sem preenchimento manual de dados.

Cobrança

O módulo de Cobrança do TOTVS Logística Recintos Aduaneiros permite realizar o processo de geração de boleto para cobrança pelos serviços prestados a seus clientes. 

Com ele, você tem interfaces Navision e Contimatic, e emite e cancela títulos bancários, gera arquivos de remessa e faz consultas de títulos junto aos bancos de forma rápida e fácil, com o layout correto para a geração dos arquivos para cada banco. Tudo é feito de modo automático, e com integração com a contabilidade e a escrituração dos ERPs Protheus, Logix e SAP.

Comercial

É no módulo Comercial que você registra e faz a manutenção dos cadastros dos clientes. Com isso, sua empresa automatiza o preenchimento de faturas, agilizando o processo de cobrança, e mantém dados atualizados de sua carteira de clientes para uma estratégia comercial mais efetiva.

Comissão

Não perca tempo calculando o pagamento de comissões. O módulo de Comissão do TOTVS Logística Recintos Aduaneiros faz o cálculo automático das comissões devidas e a emissão dos relatórios de pagamento para as Comissárias de despacho parceiras da sua empresa. 

O sistema permite cadastrar as propostas de comissão, faixas de tributação de Imposto de Renda, alterar valores, efetuar pagamentos e fazer o processamento por período, incluindo processamentos retroativos. Todo o processo fica muito mais ágil e transparente, sem preenchimento manual de dados, evitando erros e retrabalhos.

Comunicação

Garanta uma comunicação muito mais ágil e transparente com seus clientes e prestadores de serviço. O módulo de Comunicação do TOTVS Logística Recintos Aduaneiros permite o envio de informações automáticas por e-mail e SMS sobre cadastros, históricos, pendências, presença de carga e extração de dados. 

EAI Monitor Viewer

Com o EAI Monitor Viewer, o TOTVS Logística Recintos Aduaneiros monitora o recebimento de mensagens, e facilita a visualização de mensagens de envio e de resposta. O módulo também gerencia o reenvio de mensagens. Assim, você garante que nenhuma comunicação importante será perdida, e tem um fluxo de informações mais assertivo.

Consulta

Com o módulo de Consulta, você pode ter acesso aos dados de todos os processos em andamento de forma simples e rápida. Desse modo, é possível cruzar informações, verificar históricos de processos e usar os dados para uma visão mais estratégica de toda a operação. O resultado é maior controle dos processos e melhoria na qualidade da tomada de decisões.

EDI

Evite problema com o envio e recebimento de dados relativos a diferentes navios, portos, armadores etc. O TOTVS Logística Recintos Aduaneiros é compatível com as diferentes interfaces do EDI no sistema da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra). O módulo pode ser configurado para os diferentes modelos de EDI. Além de gerenciar o envio e recebimento dos documentos, ele permite pedir ou cancelar extratos, realizar inventário de estoque e importar cadastros de navios, portos e armadores do Siscomex por meio de planilha Excel.

Estorno

Cometeu algum erro? Não se preocupe. O TOTVS Logística Recintos Aduaneiros permite o estorno de processos como abertura de OS fechada, cancelamento de OS, entre outros. O sistema faz o estorno, para garantir que tudo saia dentro do esperado. Além disso, o TOTVS Logística Recintos Aduaneiros faz controle de alçada para a realização do estorno, dando muito mais segurança aos processos.

SGR

O módulo SGR é uma central de gerenciamento de relatórios do TOTVS Logística Recintos Aduaneiros. Nele, você tem relatórios configurados com indicadores dos módulos, para dar uma visão completa da sua operação. 

Gerador de Relatório

Além do SGR, o TOTVS Logística Recintos Aduaneiros conta com um Gerador de Relatórios para você criar documentos personalizados com os dados mais importantes para as necessidades específicas da sua empresa. Com isso, você melhora a gestão do negócio e a qualidade no processo de tomada de decisões.

OS Internas

Organize o fluxo de trabalho interno para dar mais eficiência à sua operação. O módulo de OS Internas do TOTVS Logística Recintos Aduaneiros permite a conexão entre os diversos setores da unidade e o operacional, podendo tanto gerar uma Ordem de Serviço interna quanto verificar a situação de cada OS interna gerada anteriormente. Com isso, você tem um gerenciamento de processos operacionais e administrativos muito mais efetivo. 

Presença de Carga

Fique em dia com a Receita Federal. O módulo de Presença de Carga informa à Receita que o conhecimento de carga está disponível, facilitando para que seu despachante tome as devidas providências e mantenha sua operação 100% em conformidade com a legislação fiscal.

Protocolo de Transparência

Onde foi parar aquele documento importante? Mantenha o controle de protocolo dos documentos das unidades e fique em dia com as obrigações legais da sua operação. O Protocolo de Transparência do TOTVS Logística Recintos Aduaneiros permite protocolar documentos, consultar os protocolos, gerar relatórios e registrar protocolos internos, com possibilidade de associação e desassociação.  

Segurança

Mantenha a segurança do seu sistema. O módulo de Segurança do TOTVS Logística Recintos Aduaneiros é responsável pelo cadastro e manutenção dos usuários. Assim, você controla quais departamentos e quais colaboradores terão acesso aos módulos da solução. Com isso, você pode gerar menus, perfis, permissões e restrições de itens, de acordo com suas necessidades. 

SGS

Crie suas próprias regras de acesso ao sistema e aumente a segurança de dados. Com o módulo SGS, você gera logins do sistema, processa alterações de senha, troca de usuários e uma série de rotinas importantes para dar mais segurança no acesso ao TOTVS Logística Recintos Aduaneiros.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *