Tudo sobre o TOTVS Manutenção de Ativos

Vantagens do Sistema

Em mercados cada vez mais competitivos, em cadeias produtivas mais integradas e globalizadas, as empresas enfrentam pressões em todos os segmentos. Pressões por custo, por agilidade, por eficiência. O que torna o cenário cada dia mais desafiador.

Desse modo, otimizar os próprios recursos produtivos e aproveitar ao máximo a capacidade dos ativos fixos é fundamental para enfrentar esse desafio. Nesse contexto, a manutenção de ativos se torna uma peça fundamental para o sucesso das empresas, nos mais diferentes setores. 

Segundo o estudo Overall Equipment Efectiveness, de Robert Hansen, um aumento de um ponto percentual de disponibilidade das máquinas e equipamentos pode elevar de 3% a 7% o lucro de uma empresa. Por isso, elas buscam um sistema digital que permita programar e executar todas as rotinas de manutenção preventiva e corretiva, ajudando a reduzir custos e aumentar a vida útil e a disponibilidade dos ativos. Sempre com o controle completo de todos os indicadores envolvidos.

Se a sua empresa está procurando um sistema assim, pode parar de procurar. O TOTVS Manutenção de Ativos veio para automatizar e dar mais inteligência à sua área de manutenção.


Setores atendidos

  • Manufatura
  • Gestão de Facilities
  • Saúde
  • Educação
  • Serviços
  • Agronegócio
  • Logística
  • Distribuição
  • Varejo

 

Principais benefícios

O TOTVS Manutenção de Ativos é um sistema completo, que permite controlar a sua gestão de ativos de forma automática e muito mais inteligente. Com ele, você programa a execução de todas as atividades de manutenção preventivas ou corretivas, e controlar todos os indicadores relativos a esses processos. Desse modo, você sabe qual o custo das paradas de máquina, quanto tempo cada equipamento ficou parado, qual o impacto sobre a produção e qual o custo de cada manutenção, entre outros KPIs fundamentais para melhorar a sua gestão de manutenção.

O resultado é a melhoria no controle dos custos associados à manutenção, além do aumento da vida útil de máquinas e equipamentos. Com o TOTVS Manutenção de Ativos, você também aumenta a disponibilidade dos seus ativos, para otimizar os recursos da empresa e reduzir a ociosidade da mão-de-obra, ao mesmo tempo em que torna sua operação mais previsível.

Desenvolvido pela NG Informática, empresa parceira da TOTVS, o TOTVS Manutenção de Ativos é um módulo embarcado no ERP da Linha Protheus, com integração às linhas Logix e RM, da TOTVS. Além disso, pode ser integrado por meio de APIs a outros ERPs disponíveis no mercado. O sistema é contratado por licença tradicional e contratado por assinatura, e pode rodar em nuvem ou em servidores próprios da sua empresa.

O TOTVS Manutenção de Ativos possui grande escalabilidade, permitindo atender as necessidades de operações de pequeno e grande porte. Também apresenta grande flexibilidade de configuração e customização, para atender as demandas específicas da sua empresa, qualquer que seja sua área de atuação.

O TOTVS Manutenção de Ativos também conta com recursos gráficos e boa usabilidade, facilitando a rotina de gestão e a visualização das demandas e ocorrências que exijam intervenção das equipes de manutenção. Com ele, você pode acompanhar em tempo real a evolução de cada Ordem de Serviço em andamento na sua empresa. O sistema oferece também recursos de tecnologia móvel, para agilizar os processos e melhorar o controle e o registro dos apontamentos.


Principais funcionalidades

Visão geral:

  • Cadastro e Padronização de Bens
  • Estrutura de Bens
  • Manutenções Corretivas e Preventivas
  • Ordem de Serviço de Reforma
  • Lubrificação
  • Planejamento
  • Programação de Ordens de Serviço
  • Retorno de Ordens de Serviço
  • Árvore Lógica
  • Facilities
  • Dispositivos Móveis
  • Planta Gráfica
  • Custos
  • Indicadores Gerenciais

 

Entenda melhor as funcionalidades

Cadastro e Padronização de Bens

O Cadastro de Bens do TOTVS Manutenção de Ativos permite registrar uma ficha completa de cada equipamento, com dados básicos, como fornecedor, fabricante, modelo, série etc. Também é possível armazenar informações específicas de cada bem, tais como BTUs para condicionadores de ar, amperagem para motores elétricos, capacidade de memória para computadores etc. Desse modo, você tem todas as especificações registradas para consulta, facilitando a gestão de manutenção.

Para facilitar o processo de cadastro, o TOTVS Manutenção de Ativos também permite padronizar os bens, criando famílias a partir de características comuns. Assim, fica mais fácil implementar o sistema e fazer alterações cadastrais mais rapidamente.

Além disso, você pode efetuar a implantação light do cadastro. Com ela, basta preencher apenas cinco campos no cadastramento de bens para começar a emitir ordens de serviço de manutenção corretiva.

Estrutura de Bens

Não importa se você lida com equipamentos de alta complexidade. O TOTVS Manutenção de Ativos está preparado para atender as suas necessidades. O sistema permite a montagem da estrutura de cada ativo, com a identificação de cada componente e subcomponente e a sua localização.

A estrutura é composta do bem pai e dos bens filhos. Dessa maneira, ela permite que você monte um número ilimitado de componentes e níveis. E para facilitar a implantação dos bens no cadastro, o usuário poderá determinar uma estrutura como padrão, agilizando a montagem dos ativos no sistema.

Manutenções Corretivas e Preventivas

Com o cadastro e a estrutura dos bens construídos, é hora de começar a aproveitar as vantagens da implementação do TOTVS Manutenção de Ativos. Se você optou pela implantação light do cadastro, pode começar a emitir Ordens de Serviço de Manutenção Corretiva, imediatamente.

Na Manutenção Preventiva, o sistema permite cadastrar os serviços a serem realizados em cada bem e o intervalo de entre cada um deles. Dessa forma, toda vez que um dos serviços for executado, você poderá informar o tipo de controle realizado, indicar a previsão de parada do bem, o relacionamento de insumos, apontamento das tarefas e o checklist a ser realizado.

Isso aumenta a previsibilidade da sua operação, permitindo organizar melhor as paradas programadas. Além disso, a boa gestão de manutenção ajuda a otimizar a vida útil dos seus equipamentos e aumentar a sua disponibilidade. O sistema também trabalha com inteligência, dando prioridade às Ordens de Serviço Corretivas, para que os equipamentos voltem a operar o mais rápido possível.

Ordem de Serviço de Reforma

Com o TOTVS Manutenção de Ativos, você também está preparado para intervenções maiores do que as manutenções regulares. O sistema permite gerar Ordens de Serviço de Reforma, para grandes manutenções, envolvendo bens de alta complexidade e seus componentes.

Desse modo, ao mesmo tempo em que você acompanha as ordens de serviço relativas a cada componente, o sistema proporciona uma visão única de todo o processo de manutenção. Além disso, você pode analisar o custo da reforma e registrar o consumo de peças e materiais, permitindo rastrear o histórico da reforma e o custo de cada componente.

Lubrificação

A Lubrificação de equipamentos é um dos processos fundamentais para o sucesso de um programa de manutenção. Por isso, o TOTVS Manutenção de Ativos disponibiliza procedimentos específicos para você definir pontos de lubrificação, roteiros e planejamento de execução. O sistema permite o registro dos serviços executados, para que você mantenha um histórico da Lubrificação e de seus custos. Assim, é possível analisar os dados de forma independente e, também, no contexto global do processo de manutenção.

Planejamento 

Não perca tempo com atividades duplicadas e organize melhor suas atividades de manutenção. O TOTVS Manutenção de Ativos facilita a sua rotina de Planejamento por meio de uma função de Aglutinação de Ordens de Serviço, que ajuda a eliminar Ordens de múltiplas frequências com atividades duplicadas, determinando quais delas serão eliminadas no momento da geração do plano de manutenção preventiva.

Além disso, o sistema permite a visualização das OS por meio de um painel de gráfico de Gantt, onde é possível alterar datas, status das Ordens e visualizar as manutenções previamente programadas. Para realizar o Planejamento, você deve informar o universo de bens a ser considerado no processo, bem como a época que pretende planejar a manutenção.

Com base nos insumos necessários, o sistema estabelece o tempo de execução das tarefas, e define a data e hora inicial e final de cada manutenção a ser efetuada. E a geração das ordens de serviço de manutenção será efetuada juntamente com o registro da qualidade, data e hora de necessidade dos insumos envolvidos no serviço.

Programação de Ordens de Serviço

Feito o Planejamento, é hora de cuidar da Programação. Com o TOTVS Manutenção de Ativos, você gerencia de forma eficiente a programação das Ordens de Serviço no dia a dia do seu Departamento de Manutenção. Assim, você distribui de forma mais eficiente a carga de manutenção entre as equipes de trabalho, otimizando o pessoal e remanejando os recursos de mão-de-obra com mais agilidade, sempre que necessário. 

Retorno de Ordens de Serviço

Melhore o controle de consumo de peças e insumos de manutenção. O TOTVS Manutenção de Ativos conta com registro para o retorno de Ordens de Serviço. Dessa maneira, você tem informações sobre o material consumido, ocorrências de problemas, causas e soluções, a garantia de insumos e a rastreabilidade de peças. Além disso, o registro do retorno também permite controlar horas-extras, checklists executados, paradas ocorridas e históricos de problemas de atendimento, para dar mais qualidade a todo o processo, e manter os custos sob controle.

Árvore Lógica

Controle todos os processos de manutenção em uma única tela. Por meio da Árvore Lógica do TOTVS Manutenção de Ativos, fica muito mais fácil consultar e incluir bens no sistema, localizar e solicitar serviços, além de acompanhar todas as Ordens de Serviço e o retorno das OS executadas.

Facilities

Cuide bem das instalações da sua empresa. O TOTVS Manutenção de Ativos também permite gerenciar as demandas de manutenção de facilities da sua empresa, administrando a disponibilidade de todas as suas instalações. O sistema controla as solicitações de serviço, para que você acione equipes de inspeção e abra as Ordens de Serviço necessárias. Além disso, a ferramenta de gestão de facilities conta com um portal para o recebimento das solicitações, agilizando o atendimento aos clientes internos da sua empresa.

Dispositivos Móveis

Seus processos de manutenção ficam muito mais ágeis com o app Mnt NG, disponível de forma integrada ao TOTVS Manutenção de Ativos. Com ele, você gerencia Ordens de Serviço de um jeito muito fácil e rápido em smartphones e tablets com o sistema operacional Android. Além disso, o app funciona em modo online e offline, para facilitar o uso em ambientes sem conexão com a Internet.

Planta Gráfica

Tenha uma visão panorâmica de máquinas, equipamentos e demais ativos nas instalações da sua empresa. O TOTVS Manutenção de Ativos permite registrar uma Planta Gráfica da sua empresa, para que você visualize em um painel a localização e o status de cada bem registrado na planta, sua disponibilidade e os processos de manutenção em andamento.

Custos

Mantenha um rigoroso controle dos custos em seus processos de manutenção. Com o TOTVS Manutenção de Ativos, você consulta demonstrativos de custos das mais variadas formas, assim como a comparação do previsto com o realizado. O sistema permite visualizar custos por tipo de insumo, tipo de manutenção, agrupamento de famílias e centros de custos, entre outros. Tudo para permitir um controle mais completo e eficiente em todos as rotinas da área de manutenção.

Indicadores Gerenciais

Tenha em mãos todos os indicadores estratégicos para melhorar a tomada de decisões na área de manutenção. O TOTVS Manutenção de Ativos conta com uma suíte de gestão de indicadores extremamente versátil e amigável, com uma ampla gama de KPIs para avaliar o desempenho da sua empresa na sua área. Além disso, o sistema permite que você crie indicadores específicos para atender às demandas da sua empresa, com riqueza de detalhes sobre a composição do bem e valores de referência para avaliação.

TEM INTERESSE NESTE PRODUTO?

LIGAMOS PARA VOCÊ

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.