Tudo sobre o TOTVS RH Performance e Metas

Vantagens da solução

Nas modernas organizações, a gestão de pessoas vem se tornando uma atividade estratégica. Afinal, em um ambiente cada vez mais competitivo, as empresas com mais talentos disponíveis tendem a obter melhor desempenho em suas atividades. 

A avaliação de performance e do desempenho desses talentos é um dos pilares fundamentais na boa gestão de Recursos Humanos. Sem isso, fica muito mais difícil reconhecer, desenvolver e recompensar adequadamente os melhores talentos da sua empresa. Mas como aferir com precisão esse desempenho? E como aproveitar as informações geradas na avaliação de forma mais ágil, efetiva e estratégica? 

A resposta está na tecnologia digital. Especialmente quando você tem um sistema como o TOTVS RH Performance e Metas, acompanhado de uma suíte completa de ferramentas para realizar o ciclo completo de avaliação de desempenho na sua empresa, qualquer que seja o seu porte e a sua área de atividade.


Segmentos atendidos

Departamentos de RH nos setores de:

  • Manufatura
  • Serviços
  • Saúde
  • Educacional
  • Varejo
  • Atacado
  • Distribuição
  • Logística
  • Transporte
  • Agronegócio
  • Finanças


Principais benefícios

O TOTVS RH Performance e Metas faz parte de uma suíte de ferramentas completa para a gestão de avaliações de desempenho e desenvolvimento. Trata-se de um conjunto de soluções simples, de fácil instalação, que não exigem grande estrutura de tecnologia. Além disso, a suíte foi desenvolvida com base em estudos de experiência do usuário, usabilidade e interface (UX/UI),  proporcionando excelente experiência ao usuário e facilidade na execução das rotinas envolvidas.

A suíte de avaliação de desempenho permite realizar avaliações 360º de performance e cumprimento de metas por meio de gerenciamento pelas diretrizes (GPD), gerenciar feedbacks espontâneos  formais, fazer calibração dos resultados por colegiado com a metodologia 9 Box, e oferece ainda ferramentas de reflexão para elaboração de Planos de Desenvolvimento Individual, como o conceito japonês de ikagai.

O TOTVS RH Performance e Metas pode ser contratado por meio de assinatura e roda em nuvem. Dessa forma, o sistema possui grande flexibilidade e capacidade de escala, permitindo atender com eficiência empresas de grande ou pequeno porte.

Outra grande vantagem é que os produtos são facilmente configuráveis, sem necessidade de suporte ou consultoria para realizar a parametrização das diferentes funções no ciclo de avaliação. Com isso, você ganha mais autonomia, e pode formatar os sistemas que compõem a suíte da maneira mais adequada para atender às necessidades da sua empresa. Mas caso queira contratar uma implantação assistida, você também tem essa opção.

O TOTVS RH Performance e Metas nasce integrado de forma nativa aos sistemas TOTVS RH nas linhas RM, Protheus e Datasul. Além disso, pode se conectar por meio de APIs a qualquer outro sistema de gestão de Recursos Humanos do mercado. E mais: você pode usar as ferramentas, mesmo que sua empresa não possua um sistema de ERP. 


Ferramentas que Compõem o Sistema

Visão geral:

  • Avaliação e Gestão de Desempenho (Competências e Comportamentos)
  • Avaliação e Gestão de Metas
  • Colegiados
  • Feedback
  • Desenvolvimento
    • Meu Norte
    • Meu Caminho
    • Mentoring


Entenda melhor as ferramentas:

Avaliação e Gestão de Desempenho (Competências e Comportamentos)

O TOTVS RH Performance e Metas organiza as avaliações dos colaboradores e coleta as percepções deles, dos colegas e das lideranças internas para avaliar as competências e o comportamento da sua força de trabalho. Aqui, o objetivo é analisar a maneira como os resultados da empresa são atingidos, saber se esse comportamento é aderente com a cultura, os valores e os códigos de conduta da organização. 

O TOTVS RH Performance e Metas é altamente flexível, direcionado para organizações com maturidade nos processos de gestão de pessoas. Ele permite organizar avaliações em 90º, 180º ou 360º de forma simples e rápida, de acordo com as necessidades específicas e com a cultura corporativa da sua empresa. 

Avaliação e Gestão de Metas

O TOTVS RH Performance e Metas avalia a entrega dos colaboradores, com base em metas quantificáveis. O sistema é facilmente configurável. Desse modo, você pode estabelecer as metas mais importantes a serem avaliadas, segundo a metodologia de Gestão pelas Diretrizes (GPD), sempre de acordo com o perfil da sua empresa.

O TOTVS RH Performance e Metas também permite controlar a periodicidade e apuração das metas de forma simples e rápida. Com isso, será possível acompanhar os resultados por meio de dashboards intuitivos, que vão proporcionar uma visão clara das entregas dos colaboradores, individualmente ou por grupos. Assim, você pode elaborar planos de ação e medidas para corrigir eventuais desvios.

Colegiados

Com os resultados das avaliações de metas e desempenho realizadas, é hora de analisar os dados. Mas como criar um consenso com avaliações multifacetadas, em diferentes níveis? A resposta a esse desafio está na ferramenta de Colegiados do TOTVS RH Performance e Metas. A ferramenta usa a metodologia 9 Box para criar uma curva que permita ler com mais clareza os resultados das duas avaliações.

O sistema separa os resultados da avaliação em nove quadrantes, divididos em dois eixos (competências e resultados). Dessa forma, você consegue gerar uma curva em tempo real das avaliações dos colaboradores, permitindo que o comitê de avaliação tenha uma leitura mais clara dos resultados. 

A curva permite identificar mais facilmente talentos que se destacam na organização. Também ajuda você a enxergar carências de formação, escassez de competências desejadas na organização etc., que vão ajudar a alimentar as ferramentas de feedback e a tornar todo o processo de avaliação mais uniforme.

Feedback

Outra etapa importante no ciclo de avaliação de desempenho é o feedback. Para isso, o TOTVS RH Performance e Metas conta com a ferramenta de Feedback, criada para registrar as percepções do comitê de avaliação, dos líderes e dos colaboradores da empresa, permitindo uma visão mais apurada do processo e estimulando a cultura de feedback dentro da organização.

O sistema conta com um Emocionômetro, que mede as diferenças de percepção nos feedbacks de gestores e colaboradores. Desse modo, você pode perceber se há um processo de entropia na organização, e se as avaliações estão realmente fazendo sentido. 

A ferramenta é fácil de usar, com interface intuitiva e visual. Ela permite que você receba e registre os feedbacks de forma programada ou a qualquer momento durante o ciclo de avaliação. Além disso, permite que os seus gestores de RH enviem feedbacks pontuais aos colaboradores em formato de card. E você também controla o fluxo de acesso dos colaboradores ao sistema de feedback, adequando a ferramenta à estrutura da sua organização: seja ela mais hierarquizada ou estruturada em rede.

Desenvolvimento

Os resultados de avaliação de metas, performance, e os feedbacks gerados no processo são limitados, se você não usar esses dados para aprimorar as competências dos colaboradores da sua empresa. Para isso, o TOTVS RH Performance e Metas possui o módulo de Desenvolvimento, ferramenta móvel especialmente desenhada para orientar a política de capacitação da sua força de trabalho, e ajudar seus colaboradores a fazerem sua própria jornada de desenvolvimento, com mais autonomia. Na prática, você coloca na mão do funcionário as ferramentas necessárias para que ele mesmo gerencie sua própria carreira.

Meu Norte

Uma dessas ferramentas é o Meu Norte. Com base na metodologia japonesa do Ikigai, ele permite que o colaborador faça uma autorreflexão. O sistema propõe perguntas que, quando são respondidas pelo funcionário, apontam o rumo que ele deseja para a própria carreira.

Meu Caminho PDI

Com base nas respostas do Meu Norte e nos feedbacks sobre o funcionário, ele acessa outra função do Módulo Desenvolvimento: o Meu Caminho PDI. Essa ferramenta permite que ele possa criar seu próprio Plano de Desenvolvimento Individual. Na prática, ela analisa onde o colaborador deseja levar sua carreira, e indica os melhores caminhos para que ele atinja seus objetivos dentro da organização. O Meu Caminho PDI aponta as competências mais desejadas pela empresa, e que ao mesmo tempo sejam aderentes ao objetivo profissional do colaborador.

Mentoring

Ajude a desenvolver pessoas e encontre pessoas que podem ajudá-lo a se desenvolver. Essa é a ideia da ferramenta de Mentoring do Módulo Desenvolvimento. Por meio de Inteligência Artificial, ela encontra o match perfeito entre colaboradores que podem ajudar uns aos outros a desenvolver novas competências, em um processo de mentoria que estimula a cultura de colaboração dentro da sua empresa. 

TEM INTERESSE NESTE PRODUTO?

LIGAMOS PARA VOCÊ

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMENTÁRIOS DESTE POST

  1. Bruno Freitas Pacheco diz:

    Qual seria o valor médio das licenças e o custo médio de hospedagem para o cliente quem tem uma acima de 200 colaboradores?

  2. Equipe TOTVS diz:

    Obrigado pelo contato, Bruno! Nosso time comercial vai entrar em contato com você. Abs. Equipe TOTVS

  3. BRUNO FREITAS PACHECO diz:

    Boa Tarde Srs. Gostaria de Saber se para o cliente que usa licenças corporativas tem algum custo? Pois na empresa a qual trabalho já temos acesso a sigaapd ?

  4. Equipe TOTVS diz:

    Obrigado pelo comentário, Bruno! As licenças do produto TOTVS Performance e Metas não estão contempladas na licença corporativa, pois não se trata de uma evolução do APD, mas de um produto construído do zero, feito em SaaS, com seus respectivos custos de hospedagem. Se tiver mais alguma dúvida, estamos à disposição. Abs. Equipe TOTVS

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.