Tudo sobre o TOTVS Roteirização e Entregas

Vantagens do sistema

As cadeias produtivas vêm se transformando profunda e rapidamente, tornando-se a cada dia mais integradas. Isso torna o cenário extremamente competitivo e exige das empresas mais agilidade e eficiência em todas os segmentos. E a Logística tem um papel decisivo nesse desafio.

Por isso, conseguir a melhor performance logística se tornou uma verdadeira obsessão para as empresas que contratam serviços de frete. Afinal, encontrar as rotas mais eficientes, que otimizem o uso dos recursos logísticos, pode fazer a diferença na rentabilidade dos negócios.

E o TOTVS Roteirização e Entregas vem para atender essa demanda de forma simples e eficiente, permitindo que sua empresa controle melhor o custo das viagens.


Setores atendidos

  • Agronegócio
  • Manufatura
  • Atacado e Distribuição
  • Varejo


Principais benefícios

O TOTVS Roteirização e Entregas é um sistema desenvolvido especialmente para o planejamento de roteiros de entrega e rastreamento de cargas. O sistema é contratado por assinatura e tem integração nativa com os softwares TOTVS das linhas Protheus e Datasul. Além disso, pode ser integrado a qualquer ERP disponível no mercado, ou mesmo a sistemas desenvolvidos internamente na sua empresa.

O TOTVS Roteirização e Entregas também roda 100% em nuvem. Por isso, não exige que você tenha uma estrutura pesada de TI. Depois da contratação, há um período de aproximadamente um mês para o setup do sistema, de acordo com as características operacionais da sua empresa.

O TOTVS Roteirização e Entregas possui boa usabilidade, e é voltado para empresas com operações logísticas de médio e grande porte, e com boa escalabilidade. Na prática, ele recebe do ERP as  demandas de vendas e entrega de mercadorias, então, com base em informações disponíveis calcula sempre o roteiro de entregas mais curto para você cumprir seus compromissos no prazo, com o menor curso possível.

O sistema considera variáveis como janela de entregas, horários disponíveis para carga e descarga, localização dos clientes e ordem de prioridade das entregas. Também pode ser configurado para considerar ou não outros fatores, como limites de jornada dos motoristas, primeira parada obrigatória e pedidos exclusivos.

Além disso, considera peso ou volume de carga disponíveis nos veículos para realização das entregas previstas. Assim, você sabe com certeza se o atendimento dos pedidos é factível, de acordo com a capacidade de carga dos caminhões. Você pode ainda configurar zonas e horários de restrição de circulação, por tipo de veículo, no cálculo dos roteiros. E o sistema também pode informar as placas dos veículos escolhidos na roteirização, para que seu analista logístico avalie se há alguma restrição em função da numeração da placa.

Com o TOTVS Roteirização e Entregas sua empresa também calcula o custo padrão de suas viagens (custo fixo + custo por Km rodado), possibilitando ranquear as viagens por custo e calcular o custo médio das rotas percorridas. O sistema também permite rastrear as entregas, para garantir que o planejamento está sendo cumprido adequadamente.

Todo o planejamento e acompanhamento das viagens é feito de forma automática, evitando o trabalho manual e permitindo que os analistas logísticos da sua empresa possam atuar de forma verdadeiramente estratégica. O resultado é uma operação logística muito mais inteligente, com redução no custo de horas extras de motoristas, gasto de combustível e custos de manutenção (se você opera com frota própria) e redução média de 8% na conta-frete da sua empresa, em um ano.


Módulos que compõem o sistema

Visão geral

  • Roteirização
  • Rastreamento


Entenda melhor as funcionalidades

Roteirização

No módulo de Roteirização do TOTVS Roteirização e Entregas, você cadastra veículos, locais de carga e descarga e produtos para entrega. Com isso, ele poderá usar os dados da carteira de pedidos do seu ERP para calcular os roteiros de entrega, sempre priorizando as rotas mais curtas possíveis de acordo com as condições indicadas nos pedidos.

Você também pode configurar diversos tipos de restrições para o transporte, como produtos que não podem ser transportados no mesmo caminhão, veículos que não podem circular em determinados locais ou determinados horários, horários de funcionamento no local de origem e de entrega da carga, primeira parada obrigatória, última parada obrigatória, restrição de parada exclusiva, entre outros parâmetros que permitirão ao sistema otimizar seus roteiros de viagem.

A partir daí, o TOTVS Roteirização e Entregas recebe os pedidos do seu ERP e utiliza os parâmetros configurados para o cálculo das viagens. O sistema também verifica a disponibilidade de carga nos caminhões, por volume ou por peso, conforme a sua necessidade. O sistema pode listar ainda as placas dos veículos assignados para o transporte, permitindo que os analistas logísticos verifiquem se há algum tipo de restrição de circulação por placa no dia previsto para a viagem.

Com o roteiro criado, basta verificar os últimos detalhes, fazer algum ajuste eventual e liberar o roteiro no sistema. Com isso, sua empresa pode liberar o faturamento da carga e acionar a expedição para carregar os caminhões.

Rastreamento

O módulo de Rastreamento do TOTVS Roteirização e Entregas permite acompanhar se aos roteiros e horários indicados pela Roteirização estão sendo realmente cumpridos. Para isso, ele cria cópias dos roteiros de viagem, com checkpoints de origem, paradas, horários de carga e descarga e de chegada e saída em cada ponto da viagem.

Esse roteiro é acessado pelos motoristas por meio de um aplicativo, que envia um sinal de GPS para a base, permitindo que você acompanhe o trajeto dos caminhões em tempo real. Além disso, com base nos dados de latitude e longitude do local de entrega, o sistema traça um perímetro que você mesmo configura. Então, o próprio aplicativo envia um sinal informando quando o caminhão entrou ou saiu desse limite. Essa informação também pode ser enviada manualmente pelo motorista.

Esses recursos permitem que você verifique se o planejamento dos roteiros foi adequado, ou se é preciso recalibrar os parâmetros do seu planejamento. Também permite medir o desempenho da frota utilizada e dos motoristas que estão realizando o serviço.

Além disso, o módulo de Rastreamento do TOTVS Roteirização e Entregas conta com o recurso de Proof of Delivery. Com ele, o motorista pode tirar uma foto do canhoto da nota fiscal, ou da mercadoria descarregada pelo celular, e usar o aplicativo para enviar a prova da entrega para a base, automaticamente. Dessa forma, você pode liberar o pagamento do frete no Contas a Pagar do seu ERP. O recurso também registra o horário da entrega. Dessa forma, se a entrega foi realizada no prazo, mas o cliente não estava disponível para recebê-la, o motorista tira uma foto do caminhão no local de entrega e você pode provar que sua empresa cumpriu a parte dela no contrato.

 

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *