Tudo sobre o TOTVS WMS – Linha Protheus

Vantagens do produto

A integração digital das cadeias produtivas criou um desafio novo para as empresas. Em um ambiente cada vez mais competitivo, elas precisam manter uma performance de alto nível, para gerar valor e atuar de forma coordenada com fornecedores e clientes, respondendo às demandas de um mercado volátil.

Os estoques precisam ser enxutos, o atendimento e a operação têm de ser ágeis, de alta qualidade, com o menor custo possível. Para isso, é preciso um controle rigoroso sobre cada variável da operação de armazenagem. Esse controle, no entanto, não pode significar perda de velocidade ou eficiência nos processos.

Para atingir esse padrão, as empresas precisam de um sistema de gestão de armazéns e centros de distribuição completo, robusto e flexível o suficiente para se adaptar a suas necessidades operacionais.

Essa solução é o TOTVS WMS – linha Protheus, sistema desenvolvido pela TOTVS, que proporciona agilidade operacional, maior rastreabilidade de produtos e mercadorias, e que permite otimizar custos e melhorar a qualidade da armazenagem em seu negócio. Trata-se de uma solução vocacionada para atender empresas de pequeno e médio porte, com grande versatilidade.


Setores atendidos

  • Atacado e Distribuição
  • Varejo
  • Atacarejos
  • Manufatura


Principais benefícios

O TOTVS WMS – linha Protheus melhora os fluxos de informação e de produtos na atividade de armazenagem em lojas e centros de distribuição. O sistema permite que você reduza custos, aumente a eficiência da operação, e rastreie a movimentação das mercadorias desde a entrada até a saída do estoque, melhorando a qualidade dos processos de armazenagem.

A solução executa a gestão e controle das operações de recebimento, armazenagem, separação, conferência, embarque, inventário, controle de prazos de validade de produtos, faturamento de serviços logísticos personalizados para os depositantes, e emissão de documentos fiscais. Tudo com 100% de conformidade com a legislação fiscal e tributária vigente no país.

O TOTVS WMS – linha Protheus também é escalável. Ou seja, ele acompanha o crescimento da sua empresa e a complexidade da sua operação, sem que haja necessidade de migração ou adaptação no sistema. 

O resultado é maior disponibilidade no estoque para atender seus clientes com rapidez e eficiência, sem rupturas de estoque, falhas na entrega ou perda de prazos. 

Isso acontece porque o TOTVS WMS – linha Protheus oferece mais precisão nos dados relativos aos processos de armazenagem. Com isso, você organiza seus processos com maior eficiência e controle nos custos, gerando mais valor para sua empresa.

O sistema TOTVS WMS – linha Protheus também coloca a tecnologia móvel a seu favor. Além de acessar a solução por desktop, você pode usar coletores de dados no padrão TelNet, em qualquer ponto da sua área de armazenagem, para fazer apontamentos, registros e realizar processos operacionais de forma integrada com o sistema. Desse modo, o Protheus WMS aumenta a competitividade do seu negócio, alavanca a produtividade da sua empresa e otimiza a utilização de seus recursos.

O sistema também é integrado com o ERP Protheus Backoffice, e conta com módulos do sistema que vão ajudar a integrar toda sua operação de armazenagem à retaguarda administrativa da sua empresa.

Além disso, o TOTVS WMS – linha Protheus oferece uma visão clara de todos os indicadores operacionais e administrativos do seu negócio. Com base em dados reais, você pode tomar decisões mais efetivas, tanto no nível tático quanto no estratégico. Desse modo, sua empresa poderá eliminar gargalos, diminuir custos e melhorar a qualidade do planejamento e do processo decisório, preparando o terreno para que sua empresa enfrente o desafio das cadeias produtivas 4.0.


Módulos que compõem a solução

Visão geral

  • Recebimento
  • Separação & Conferência
  • Cross Docking
  • Armazenagem
  • Movimentação
  • Geração de relatórios
  • TOTVS Fast Analytics


Entenda melhor cada módulo

Recebimento

Mantenha o controle dos processos de recebimento de produtos na sua empresa do início ao fim, para agilizar sua operação. O TOTVS WMS – linha Protheus conta com um módulo de Recebimento que permite liberar a entrada de cargas no seu estoque e orienta o processo de modo a tornar o recebimento mais rápido e eficiente. 

Com coletores de dados padrão TelNet conectados ao WMS, sua equipe confere a carga e inspeciona os produtos de forma rápida e eficiente. Você registra rapidamente qualquer, avaria, falta ou excesso de itens, lançando apontamentos eletrônicos diretamente no sistema, permitindo também que você realize conferência cega das mercadorias. 

O módulo também captura as notas fiscais de recebimento dos produtos, por meio de protocolo de comunicação EDI, mantendo sua empresa em conformidade com a legislação tributária. O protocolo também permite o recebimento e envio de vários formatos de arquivos digitais, de acordo com o formato exigido pelas autoridades fiscais e por seus parceiros comerciais.

Além disso, permite que você planeje melhor suas atividades, com o agendamento dos recebimentos e da ocupação das docas junto à área de armazenagem. Com isso, você otimiza recursos e reduz o custo global da operação, sem perder eficiência na logística e na estocagem.

Separação & Conferência

O módulo de Separação & Conferência do TOTVS WMS – linha Protheus usa o protocolo de comunicação EDI para gerenciar os pedidos de carga de forma organizada, aumentando a eficiência em todo o processo, sem perder o controle da operação em nenhuma etapa.

O sistema gera automaticamente o Plano e a Onda de Separação, indicando a melhor configuração para a busca dos itens nos endereços do armazém. Na prática, ele executa a conferência dos pedidos automaticamente, a partir dos dados dos pedidos de venda ou do documento fiscal correspondente, e endereça o pedido ou nota fiscal para a doca de expedição.

A configuração também permite priorizar a localização mais próxima para a retirada dos produtos, ou a retirada dos lotes mais antigos, evitando perda de produtos por vencimento do prazo de validade. Desse modo, você pode conciliar velocidade na operação com melhor aproveitamento do estoque.

Depois que os produtos saem das prateleiras, sua equipe realiza o picking usando os coletores de dados. Assim, eles conferem os itens de forma automática, evitando processamento manual e erros de registro, registrando a movimentação e validando quantidades, lotes e datas de validade de cada produto na montagem dos volumes para expedição.

Cross Docking

Você não precisa abrir mão de controle para aumentar a velocidade nas suas operações. Com o módulo de Cross Docking do TOTVS WMS – linha Protheus, cada passo do transbordo de mercadorias de um caminhão para outros veículos diretamente nas docas de embarque, é controlado pelo sistema. A transferência da carga é conferida com 100% de precisão, e cada item é registrado nos coletores de dados, conferindo a documentação fiscal da carga e separando os produtos de acordo com os pedidos de vendas dos clientes. Sem necessidade de preenchimento manual de documentação, sem erros no controle de entrada e saída, ou falhas na expedição do produto.

Armazenagem

Com o módulo de Armazenagem do TOTVS WMS – linha Protheus, você controla todo o processo de armazenamento de produtos de forma mais eficiente e controlada. Nele, o sistema sugere a localização dos pallets, e você escolhe se quer segregar os produtos por categoria ou por prazo de validade. Assim, você tem mais facilidade para executar as movimentações posteriores, assim como os processo de separação, conferência e expedição de produtos.

O módulo também permite checar conteúdos pallets, por meio dos coletores de dados, assim como o rastreio das mercadorias durante todo o período de armazenagem, até a saída dos produtos.

Movimentação

Precisa transferir produtos de endereço para otimizar o aproveitamento do espaço? Vai montar kits de produto para expedição? Quer realizar operação de ressuprimento na área de picking? Faça todas as movimentações que você precisa na sua área de estoque ou no centro de distribuição sem perder o controle de disponibilidade dos produtos.

O módulo de Movimentação do TOTVS WMS – linha Protheus permite que você controle todas as requisições que exijam movimento de itens na sua armazenagem. Tudo fica registrado no sistema, por meio de apontamentos nos coletores de dados: quem pediu, quais os produtos movimentados, quando a movimentação aconteceu, quem liberou a movimentação. Assim, você evita erros e divergências que vão causar problemas de ruptura e falhas no atendimento aos clientes. 

Geração de relatórios

Quer saber quais os produtos mais solicitados pelos clientes? O tempo médio das operações de picking ou os endereços mais acessados na sua área de armazenagem? O TOTVS WMS – linha Protheus gera relatórios com as visões estratégicas mais importantes para sua operação de armazenagem, com dados sobre entradas e saídas, acompanhamento de processos abertos, entre outros. 

TOTVS Fast Analytics

Você também pode contratar a ferramenta TOTVS Fast Analytics com outros KPIs apresentados com visual atraente, em dashboards dinâmicos e intuitivos, para melhorar ainda mais a qualidade na sua tomada de decisões, sempre com base em indicadores reais do seu negócio.

TEM INTERESSE NESTE PRODUTO?

LIGAMOS PARA VOCÊ

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMENTÁRIOS DESTE POST

  1. Luis Claudio Rios diz:

    Sou consultor de logística e gostaria de saber qual o valor da ferramenta WMS TOTVS. Estou em busca de um sistema para ser utilizado em uma operação de armazenagem envolvendo mais de um cliente. O prduto de vcs está enquadrado em qual faixa de valor? O sistemas seria utilizado por em média 50 usuários distribuídos em 2 turnos e com uso de coletor de dados.

  2. Equipe TOTVS diz:

    Obrigado pelo contato, Luis! Ficamos felizes com seu comentário. Nosso time comercial vai entrar em contato com você. Abs. Equipe TOTVS

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.