Por que fazer upgrade para o SARA 12.1.38?

O Sistema de Armazenagem de Recintos Aduaneiros SARA é uma solução especialista criada pela TOTVS para o gerenciamento da logística e armazenagem de produtos em recintos aduaneiros. É um sistema completo, que responde a todas as necessidades de importadores, exportadores e despachantes aduaneiros.

Agora, com o SARA 12.1.38, você conta um sistema ainda mais eficiente, versátil, seguro e com melhor performance. As atualizações garantem uma solução aduaneira em linha com toda a legislação do segmento. Além disso, você fica em 100% sintonizado com inovações tecnológicas desenvolvidas para tornar seu negócio cada vez mais eficiente e produtivo. Então não perca tempo, confira as principais novidades das útlimas versões do SARA e migre agora para a versão 12.1.38.


NOVAS FUNÇÕES

Perfil DEPOT

Quem possui unidades que operam exclusivamente em operações DEPOT ganhou mais uma ferramenta de produtividade com o SARA. A partir da versão 12.1.37, o sistema oferece um menu com funções especialmente direcionadas para esse perfil.

Por meio dele, você faz todo o controle de contêineres, incluindo movimentação, manutenção e alocação. Além disso, o Perfil DEPOT conta com layouts de XML adequados à operação dos principais armadores que operam no transporte global de contêineres, como Maersk e Hamburg Süd, facilitando a exportação de documentos em formato já homologado.

Para saber mais sobre esse processo, acesse a série de vídeos de treinamento na Universidade TOTVS.

Novas APIs de Consulta da Receita Federal

Ganhe mais flexibilidade para criar consultas personalizadas junto à Receita Federal, seguindo o padrão estabelecido pela autoridade tributária. Desde a versão 12.1.37 do SARA, o sistema conta com APIs que permitem criar novos modelos de consulta diferente da consulta-padrão, e ainda ajudam a criar portais especiais para a realização de auditorias, agilizando o processo sempre que houver necessidade.

As APIs disponíveis são:

  • Registro de Avarias
  • Conteúdo da Nota Fiscal
  • Histórico de Movimentação de Pessoas – Nome ou Documento
  • Histórico Movimentação Veículos e Contêiners
  • Histórico Movimentação Lotes
  • Desunitização
  • Prazo Permanência
  • Movimentação Carga
  • Por Sequencial
  • Caixa Mensagem Trocada com RFB

Controle Físico de Carga Consolidada

Não perca o controle físico sobre o estoque nas operações de carga consolidada. Com o SARA 12.1.38, você define o tipo de acondicionamento de cada um dos lotes filhotes e relaciona esses lotes e as quantidades que irão ser incluídas no lote máster.

Com isso, você cria os lotes consolidados de forma simples e rápida. O sistema dá baixa no estoque automaticamente e associa cada porção da carga ao cliente correto. Assim, você evita erros, ganha mais velocidade e segurança, oferecendo lotes com melhor rastreabilidade para seus clientes.

Quer migrar para a nova versão? Clique aqui!


GANHO DE EFICIÊNCIA

Importação da XML de DA Retificadoras e Validações de Cadastro Manual

Não perca tempo com importação e a retificação manual de documentos aduaneiros (DA). Desde a versão 12.1.37 do SARA, a importação XML de DAs foi disponibilizada para dar mais agilidade ao processo e reduzir erros de digitação, permitindo o cadastro automático do documento de liberação de mercadoria.

As operações são executadas por meio de Ordens de Serviço. Mas se as Ordens de conferência dos documentos aduaneiros não forem liberadas por causa de algum erro, você não precisa executar a correção manualmente. É só pedir uma nova importação do XML do DA quando ele tiver a retificação. Para isso, basta que não haja nenhuma OS de conferência para o DA aberta ou liberada.

Além disso, a importação da XML de DA passou a incluir as validações de lote de carga digitadas manualmente, como prazo de permanência no recinto alfandegário, documento de saída já cadastrado, ausência de saldo físico em estoque e quantidade de volumes declarados maior do que o saldo físico.

Integração com CCT: Recepção NF-e e Unitização de Carga

O módulo CCT do Portal Único do Siscomex é responsável pelo controle do que entra, sai ou é transferido do estoque de um recinto alfandegário. Toda vez que você unitiza, desunitiza ou libera uma carga precisa informar isso à Receita Federal por meio desse módulo.

Agora, com o SARA 12.1.38, esse processo ganhou muito mais velocidade, com integração automática do sistema ao CCT. Tudo ficou mais transparente: à medida que você preenche as informações sobre envio e recepção de NF-e e sobre Unitização de Carga no SARA, elas são enviadas para o portal, sem necessidade de preenchimento manual, reduzindo o risco de erros.

Consulta Genérica por Contêiner

Não perca tempo consultando diferentes telas para saber todas as informações sobre um contêiner. O SARA 12.1.38 reuniu todas elas em um só lugar, incluindo dados sobre o lacre do contêiner. Agora, você tem acesso rápido e simples a todos os dados necessários para uma operação mais eficiente, segura e sem falhas durante a passagem da unidade de carga em seu recinto alfandegário.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *