Por que fazer upgrade para o Protheus TMS 12.1.23?

O Protheus TMS (Transportation Management System) é uma ferramenta especialista da TOTVS dedicada ao gerenciamento específico de toda a documentação fiscal e contábil de operações logísticas. O TMS é voltado para transportadoras e operadoras de logística com atuação nos mercados de carga consolidada ou fracionada. O produto tem alto desempenho e é 100% adaptado às exigências fiscais e tributárias do segmento.

Com a versão 12.1.23 do TMS, você ganha um produto ainda melhor. A solução ficou mais veloz, com interfaces mais amigáveis, além de oferecer novas ferramentas, mais flexíveis e eficientes para atender às necessidades da sua empresa.

Atualize o TMS para manter seu sistema em dia com as inovações que estão transformando a atividade logística, e conectar sua empresa com as novas cadeias produtivas 4.0.


NOVAS FUNÇÕES

MDFe mais rápido na subcontratação

A subcontratação de frete vem se tornando cada vez mais comum, e isso aumenta a burocracia nas operações que envolvem transporte interestadual. O Protheus TMS 12.1.23 veio para agilizar a sua vida e melhorar a competitividade nessa operação.

A nova versão do sistema permite que o transportador subcontratado use a chave eletrônica da empresa que contratou o serviço no Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDFe). O documento é obrigatório no transporte de carga de um estado a outro e, dessa forma, o subcontratado pode obter isenção de imposto nas unidades da federação que não exigem que o conhecimento de carga seja emitido pelo subcontratado.

Desse modo, você flexibiliza a gestão desse documento chave para a subcontratação e mantém total rastreabilidade dos seus MDFe junto à Sefaz.

Novas APIs liberadas

Quando você atualiza seu Protheus TMS para a versão 12.1.23, sua empresa ganha um sistema muito mais versátil, flexível e customizável. As novas APIs liberadas nessa versão permitem interagir com soluções externas, plataformas ou apps a partir da própria solução de TMS. Com elas, você tem acesso aos endereços e cadastros de solicitantes, e aos Grupos de Região. Assim, é possível, por exemplo, coletar dados por meio de aplicativos e enviar para a base de dados do Protheus TMS pela nuvem.

Retirada de Mercadorias em Trânsito

Você não precisa mais voltar para a transportadora para emitir um documento para alguma mercadoria se tiver de fazer uma entrega inesperada. O Protheus TMS 12.1.23 permite que você configure atividades de Chegada e Saída em Clientes.

Assim, numa viagem com status “Em Trânsito”, você pode incluir documentos de transporte como CTe e NFST; gerar, encerrar ou cancelar MDF-e, e apontar ocorrências. O manifesto eletrônico, por exemplo, pode ser editado com a função “Percurso do MDF-e”, na hora em que o documento está sendo gerado.

Tudo isso dá muito mais flexibilidade e controle para sua operação, e mais segurança para seu negócio, tornando cada viagem totalmente rastreável.

TMS Express

Com um mercado cada vez mais complexo e competitivo, as cargas fechadas não são mais tão fechadas assim. Por isso, a versão 12.1.23 do Protheus dá uma mãozinha e tira a trava que permitia digitar apenas um destino em viagens com a carga fechada. Assim, você pode usar a opção “NF Cliente” para diversos lotes dentro de uma mesma viagem, mesmo com status “Em Aberto” ou “Em Trânsito”. O resultado é que sua operação fica mais flexível e você aproveita melhor cada veículo da sua frota.

Cancelamento de Cartão

O motorista perdeu o cartão de pagamento durante uma parada no trajeto? Não se preocupe. Cancelar cartões ficou muito mais fácil com o Protheus TMS 12.1.23. Agora, você pode bloquear e substituir os cartões perdidos ou extraviados diretamente pelo sistema. Tudo muito mais rápido, prático e seguro.

Gestão de Demandas

Controle passo a passo a execução dos contratos da sua empresa com a ferramenta Gestão de Demandas, disponível no Protheus TMS 12.1.23. Com ela, você acompanha o andamento dos contratos com os clientes. Cada etapa, cada meta cumprida fica registrada na ferramenta, ajudando você a controlar também os recursos disponíveis para o atendimento.

Desse modo, sua empresa ganha um aliado importante na hora de planejar o atendimento dessas demandas. Além disso, a Gestão de Demandas permite integração por meio da API Rest, possibilitando cadastrar e consultar as demandas de cada contrato.

A ferramenta pode ser usada de forma autônoma, ou integrada ao Protheus TMS, conectando-se diretamente à programação de carregamento e viagem de entrega.

Quer migrar para a nova versão? Clique aqui!


GANHO DE EFICIÊNCIA

Retorno de Status da CTe após pedido de cancelamento

A versão 12.1.23 do Protheus TMS oferece ganhos operacionais na gestão do Conhecimento de Transporte Eletrônico. Antes, quando você pedia o cancelamento de uma CTe e esse pedido era negado por algum motivo, o documento ficava cancelado no sistema, mesmo que ainda fosse considerado válido pela Sefaz.

Essa confusão acabou. Agora, você pode optar por retornar ao status anterior de validade da CTe dentro do Protheus TMS, se for melhor para sua empresa. Com isso, você ganha mais flexibilidade para gerenciar esses documentos e consegue visibilizar a situação real de cada CTe.

Agilidade no Redespacho Intermediário

As operações de redespacho são bastante comuns em um país de dimensões continentais como o Brasil. Mas transferir a carga de um transportador para outro era uma dor de cabeça. Especialmente para o operador que faz a ponte entre o remetente e o destinatário.

Com o Protheus TMS 12.1.23, a documentação de transferência de carga de um caminhão para outro ficou mais fácil. O sistema agora permite aproveitar a opção de referenciar apenas a CTe de origem da carga, em vez de registrar as notas fiscais de venda de cada produto, ao passar o carregamento de ao transportador intermediário. Além disso, o sistema atende perfeitamente – e de forma mais ágil e simples – as obrigações legais no preenchimento do XML do CTe, e no envio do documento ao Sefaz.

Automação do MDFe

Não perca mais tempo na geração, transmissão e encerramento dos MDFe nas suas operações de transporte interestadual. A versão 12.1.23 do Protheus TMS automatizou todas essas etapas. Agora ele verifica em cada ponto da viagem a necessidade de execução desses processos e você não precisa mais de preocupar com a burocracia.

Assim, a tarefa ficou muito mais fácil e o resultado são muito menos erros. Além disso, com a automação do MDF-e ativa, também será possível configurar a impressão automática do DAMDFE (Documento Auxiliar do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais).

Nova Integração do MDF-e com o AT&M

Com a nova regulamentação da ANTT que exige que as transportadoras enviem dados sobre à saída da carga às empresas de seguros, o Protheus TMS 12.1.23 aprimorou a integração do MEF-e com a plataforma AT&M, que conecta as empresas logísticas às seguradoras.

Desse modo, você controla todos os eventos possíveis para o manifesto e fica ciente de tudo que está ocorrendo com a MDF-e. Assim, além de cumprir a regulamentação, todos os processos envolvendo os manifestos se tornam rastreáveis. Todos os eventos são facilmente acessíveis por meio do próprio Protheus TMS, sem necessidade de conexão com o site da Sefaz para análise. Além disso, o sistema também envia a autorização do uso do MDF-e por parte da Sefaz para a sua seguradora.

Pamcard: Mais de um cartão em uma só viagem

Fretes, Pedágios, Adiantamentos. Escolha o meio de pagamento mais adequado para cada despesa nas viagens integradas com o Pamcard. O Protheus TMS para a versão 12.1.23 permite incluir mais de um cartão em cada viagem, assim aumenta a eficiência e a performance no pagamento a terceiros.

Agrupador de Faturamento por Negociação

Entrega urgente ou normal? Carga de risco ou sem risco? De pouco valor ou com alto valor agregado? Tudo isso tem preço diferente e pode estar misturado em um mesmo contrato.

Ganhe mais transparência no relacionamento com os clientes, com o Agrupador de Faturamento por Negociação, disponível no Protheus TMS 12.1.23. Com ele, você pode quebrar a geração de faturas por tipo de negociação, tipo de serviço ou ambos. Dessa maneira, ele saberá quanto está pagando em cada frete que contratou.

Tudo fica muito mais claro. Além disso, quanto mais você usa um maior grau de quebra na geração e faturas, o sistema consegue diminuir eventualmente os documentos da fatura, tornando sua geração mais rápida.

Carreteiro: Tipo de Operação na Viagem

O seu carreteiro contratado está transportando soja ou celulares? Isso faz toda a diferença no preço do frete a pagar. Cumpra a tabela de preços mínimos de frete da ANTT com muito mais eficiência.  Na versão 12.1.23, o Protheus TMS os tipos de operação são indicados na viagem. Assim, você otimiza a performance na geração de pagamentos aos carreteiros, configurando tabelas de frete a pagar para diferentes tipos de operação.


GANHO DE PERFORMANCE

Automação do Apontamento de Ocorrências

Evite erros e ganhe tempo. Com a automação do Apontamento de Ocorrências no Protheus TMS 12.1.23, seus operadores não precisam mais digitar centenas de documentos para registrar a entrega das mercadorias uma por uma.

Agora, você pode configurar o sistema para registrar a ocorrência padrão mais frequente. Ou seja, a entrega da mercadoria. Então, os documentos são preenchidos automaticamente. Na prática, numa carga com 399 itens entregues e um item devolvido, em vez de você preencher 400 apontamentos, o Protheus TMS preenche 399 e você só registra manualmente a devolução de uma mercadoria do lote.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO