Por que fazer o upgrade para o TOTVS Backoffice – Linha Datasul 12.1.26 ?

O TOTVS Backoffice – Linha Datasul é uma solução de gestão administrativa desenvolvida pela TOTVS, que atende as necessidades de empresas em setores como logística, manufatura, saúde e agronegócio. Trata-se de um sistema versátil, eficiente e flexível, que possui integração perfeita com outras soluções da linha Datasul para esses segmentos. Desse modo, você aumenta exponencialmente o ganho potencial de produtividade na sua empresa.

E na versão 12.1.26, o TOTVS Backoffice – Linha Datasul ficou ainda melhor. O sistema apresenta novas funcionalidades, ganhos de eficiência e performance para aumentar a agilidade das rotinas administrativas em todas as áreas da sua empresa, e manter 100% de compliance fiscal e tributário. Tudo sem perder customizações desenvolvidas nas versões anteriores do sistema.

Confira as inovações do TOTVS Backoffice – Linha Datasul e atualize agora para a versão 12.1.26. Desse modo, você fica ligado nas inovações que estão revolucionando a gestão das empresas, e abre novas oportunidades de negócios para sua empresa.

 

RECEBIMENTO

NOVAS FUNÇÕES

Redimensionamento de Tela no Monitor de NF-e, CT-e, e NFS-e

Monitorar a entrada de notas fiscais ficou muito mais confortável. Na versão 12.1.26 do TOTVS Backoffice – Linha Datasul, a tela do Monitor de Controle de Entrada de Documentos Fiscais foi redimensionada para proporcionar melhor experiência de uso para você. Desse modo, você consegue ver todas as informações sem precisar mudar de tela, aumentando a eficiência do processo.

Valor FIFO na aba de Pedidos

Não perca tempo para buscar o valor FIFO dos produtos. O TOTVS Backoffice – Linha Datasul 12.1.26 permite considerar o valor FIFO por ordem de compra diretamente na aba de Pedidos. Com isso, o sistema faz a busca automática de qual pedido será relacionado à nota fiscal que você recebeu. Tudo de forma ágil e rápida, para facilitar sua rotina.

GANHO DE EFICIÊNCIA

Validação de Contas Contábeis na Atualização da Nota 

Antecipe a validação das contas contábeis já na atualização do documento fiscal de entrada. Com o TOTVS Backoffice – Linha Datasul 12.1.26, você facilita o controle e corrige mais facilmente os erros de registro e inconsistência. Além de antecipar a validação, o sistema agora avisa quando ocorre algum lançamento inconsistente em relação a alguma conta ou centro de custo usado pelo documento. Você configura o detalhamento da mensagem de alerta, que pode indicar onde está o problema, qual campo precisa de correção etc.

 


CONTROLADORIA

NOVAS FUNÇÕES

CPC06 – Valor Residual – IFRS 16

Mantenha o compliance contábil da sua empresa. A versão 12.1.26 do TOTVS Backoffice – Linha Datasul foi adaptada para tratar dos valores residuais de contratos de arrendamento mercantil, de acordo com a determinação da norma contábil internacional CPC06. 

Inicialização da Moeda Funcional

Ganhe mais velocidade na hora de criar valores em moeda funcional. Com o TOTVS Backoffice – Linha Datasul 12.1.26, você automatiza a inicialização contábil da moeda escolhida, sem necessidade de preenchimento manual de dados. Assim, sua rotina fica mais ágil e sua empresa mantém 100% de compliance contábil.

Automatização do Relatório IN 1700

Evite dores de cabeça na geração dos relatórios de movimentação das subcontas contábeis da sua empresa. O TOTVS Backoffice – Linha Datasul 12.1.26 automatizou a geração do relatório com os dados para atender à IN 1700 da Receita Federal. Assim, você não precisa buscar manualmente as informações nos registros contábeis, e ganha tempo na hora de cumprir suas obrigações legais.


FINANCEIRO

NOVAS FUNÇÕES

Flexibilização do Centro de Custos nas Despesas Bancárias

Ganhe mais flexibilidade no lançamento das suas despesas bancárias. Na versão 12.1.26 do TOTVS Backoffice – Linha Datasul, você tem a opção de fazer o lançamento por centro de custos na modalidade escritural. Desse modo, você pode escolher a maneira mais conveniente para sua empresa registrar as movimentações geradas pelas despesas bancárias.

Livro Caixa Digital do Produtor Rural

Prepare-se para a geração do Livro Caixa do Produtor Rural e evite dores de cabeça com o Fisco. O TOTVS Backoffice – Linha Datasul 12.1.26 foi adaptado para atender à nova exigência da Receita para produtores rurais pessoa física, com busca automática de dados de caixa bancário, contas a pagar e contas a receber, para impressão do livro. Sem preenchimento manual, sem erros de registro e sem perda de tempo.

GANHOS DE EFICIÊNCIA

Conciliação da Varredura do Sacado – DDA – Título do Fornecedor

Agilize o processo de conciliação manual de títulos da varredura do sacado (DDA) e na confirmação da conciliação automática. Agora, na versão 12.1.26 do TOTVS Backoffice – Linha Datasul, será possível receber, armazenar e apresentar o número do título do fornecedor (nota fiscal, documento, seu número) enviado pelo banco no arquivo de varredura do sacado. Com isso, você consegue comparar facilmente os dados do título do fornecedor registrados no ERP com o arquivo enviado pelo banco. 


MERCADO INTERNACIONAL – LOGÍSTICA

NOVAS FUNÇÕES

Fatura Eletrônica – Chile

Quem opera no mercado chileno não precisa se preocupar com a emissão de faturas eletrônicas. O TOTVS Backoffice – Linha Datasul 12.1.26 foi adaptado para atender às normas do SII chileno, e emitir documentos eletrônicos dentro do padrão exigido pelas autoridades fiscais do Chile.

Fatura de Crédito Eletrônica MiPyme – Argentina

Quem tem operações de pequeno porte na Argentina precisa do TOTVS Backoffice – Linha Datasul 12.1.26. Agora, o sistema permite a geração de documentos de Fatura de Crédito Eletrônica MiPyme, voltada para operações de financiamento de micro, pequenas e médias empresas, com o objetivo de impulsionar o crédito para essas empresas e permitir que elas aumentem sua produtividade.

GANHOS DE EFICIÊNCIA

Melhorias de Recebimento/Importação

Agilize os processos de recebimento de mercadorias e importação para o mercado internacional. O TOTVS Backoffice – Linha Datasul 12.1.26 ganhou melhorias no cálculo dos impostos nas rotinas de recebimento e importação. Agora, você pode registrar diferentes tipos de tributação numa mesma nota para um mesmo item.


MERCADO INTERNACIONAL – FINANCEIRO

NOVAS FUNÇÕES

Módulo de Aplicação de Empréstimos – Argentina

Facilite o registro correto de suas operações de crédito no mercado argentino. Na versão 12.1.26 do TOTVS Backoffice – Linha Datasul, você conta com o Módulo de Aplicação de Empréstimos para os clientes da Argentina. Assim, você pode fazer o cálculo de impostos tanto na liberação, quanto no pagamento de empréstimos, facilitando sua rotina e mantendo sua empresa em conformidade com a legislação local.

Importação de Extrato Bancário – Paraguai

Sua rotina bancária no Paraguai ficou mais fácil. O TOTVS Backoffice – Linha Datasul 12.1.26 permite selecionar arquivos de extrato bancário para importação. A ferramenta é compatível com os layouts disponíveis dos bancos que operam no mercado paraguaio. 

GANHOS DE EFICIÊNCIA

Devolução de Cheques – Argentina

Mantenha o controle sobre a devolução de cheques da sua empresa no mercado argentino. O TOTVS Backoffice – Linha Datasul 12.1.26 foi adaptado para emitir a nota de débito, incluindo cálculos de juros e multa, quando algum cheque seu ou de terceiros for devolvido na Argentina. Tudo de acordo com a legislação do país.


ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS

NOVAS FUNÇÕES

Difal e FCP no Cálculo de Comissão de Representante

Evite erros no cálculo das comissões de representantes de vendas. O TOTVS Backoffice – Linha Datasul 12.1.26 agora considera os impostos de Difal e FCP na hora de calcular as comissões. As contas são fechadas automaticamente, evitando dados inconsistentes e falhas de cálculo, assegurando os valores corretos de pagamento e retenção de imposto nas comissões.

GANHOS DE EFICIÊNCIA

Sugestão de Natureza de Operação na Cotação de Venda

Não se preocupe com o preenchimento da CFOP nas suas vendas. Agora, o TOTVS Backoffice – Linha Datasul 12.1.26 sugere a natureza da operação na cotação de vendas. Isso garante maior acerto no preenchimento da CFOP, com base no item que compõe a cotação. Assim, você não precisa saber qual CFOP deve ser informada para que o dado seja registrado corretamente.

Reavaliação de Crédito após Faturamento Parcial do Pedido

Evite inadimplência nas suas operações comerciais. Na versão 12.1.26, o TOTVS Backoffice – Linha Datasul executa novamente a avaliação de crédito depois do faturamento parcial de um pedido. Assim, você pode verificar se pode dar continuidade ao pedido, e reduz o risco da operação. Caso haja pendências, o pedido será encaminhado para o processo de aprovação do sistema.

GANHOS DE PERFORMANCE

Substituição das telas Flex Metadados por HTML

Quem usa o CRM da Linha Datasul agora conta com interface em HTML no TOTVS Backoffice – Linha Datasul 12.1.26. Com isso, você ganha uma experiência de uso muito mais amigável, e uma performance mais eficiente nas rotinas do CRM. Com a interface HTML, o sistema substitui as telas Flex Metadados da Adobe, que foram descontinuadas pela empresa.


COMPRAS E IMPORTAÇÃO

GANHOS DE EFICIÊNCIA

Rastreabilidade de Alterações no Pedido de Compra

Mantenha o controle das alterações em seus pedidos de compra, para evitar manipulações não autorizadas. O TOTVS Backoffice – Linha Datasul 12.1.26 conta com ferramenta para rastrear e controlar as alterações de dados comerciais preços e outras informações nos pedidos. Tudo fica registrado no sistema: quem fez a alteração, quando, quem autorizou e qual o histórico de mudanças em cada pedido.

Relatório de Cobrança de Atrasos do Fornecedor

Ajude seus fornecedores a cumprirem seus prazos e as condições acordadas com a sua empresa.  Agora, o relatório de cobrança de atrasos do fornecedor inclui na planilha eletrônica, as informações de quantidade e saldo na unidade de medida interna da sua empresa, e na unidade de medida usada pelo fornecedor. Assim, a planilha fica muito mais fácil de usar, e o seu fornecedor terá muito mais clareza nas informações, sem precisar fazer conversões de unidade de medida.

Notificações de Atraso

Melhore o controle dos processos de cobrança. Com o TOTVS Backoffice – Linha Datasul 12.1.26 avisa você toda vez que um aviso de cobrança é enviado por e-mail a um fornecedor. Além disso, o sistema inclui a informação das cobranças enviadas no Relatório de Entregas Previstas. Desse jeito, você melhora o gerenciamento de cobranças para aumentar a efetividade do processo.

Relatório de Entregas Previstas

Ganhe mais flexibilidade no controle das Entregas Previstas na sua empresa. A versão 12.1.26 do TOTVS Backoffice – Linha Datasul permite realizar a seleção por família de produtos e grupo de estoque na geração do Relatório de Entregas Previstas. Assim, você tem mais opções de análise, para uma visão mais completa, de acordo com as necessidades específicas do seu negócio.

Listagem de Cadastro de Item de Fornecedor

Comparar e manipular dados na Listagem de Cadastro de Item de Fornecedor nunca foi tão fácil. Agora, o TOTVS Backoffice –  Linha Datasul 12.1.26 permite gerar a listagem em formato de planilha, para facilitar a sua vida. Assim, fica muito mais simples analisar, comparar, fazer simulações e alterações de dados na lista de cadastro.

Movimentação de Contratos

Melhore o gerenciamento de seus contratos de compra. A partir da versão 12.1.26 do TOTVS Backoffice – Linha Datasul, o sistema permite identificar qual documento ou nota fiscal foi lançado para determinada medição de contrato e sua respectiva sequência. Assim, você tem uma visão mais clara dos contratos à medida que eles são cumpridos. 

Campo de Responsável pelo Registro de Medições

A medição de contratos é algo muito importante para ser negligenciado. Com o TOTVS Backoffice – Linha Datasul 12.1.26, você identifica quem são os responsáveis pela medição e aprovações dos contratos da sua empresa, facilitando o controle e a cobrança da parte dos gestores.

GANHOS DE PERFORMANCE

Validação de CPF

Evite o cadastro inválido de fornecedores pessoas físicas. Com o TOTVS Backoffice – Linha Datasul 12.1.26, você valida o CPF do fornecedor antes de fazer a entrada no cadastro. Assim, você não perde tempo e evita problemas futuros.


FATURAMENTO

NOVAS FUNÇÕES

Mapas da Polícia Federal para Controle e Fiscalização de Produtos Químicos

Mantenha sua empresa em dia com a Lei. Se você opera com produtos químicos controlados pela Polícia Federal, o TOTVS Backoffice – Linha Datasul 12.1.26 disponibilizou a geração de arquivo .txt para importação do Mapa de controle, de acordo com o layout do siproquim2, sistema de controle da Polícia Federal para esse tipo de produto. O Mapa inclui informações de fabricação, produção, transformação, uso, reaproveitamento ou reciclagem, comercialização e distribuição, embalagem, armazenamento, transporte, ou qualquer outra operação envolvendo produtos químicos controlados pela Polícia Federal.

Cadastro de Local de Retirada

Ganhe mais agilidade no registro dos Locais de Retirada de mercadorias de sua empresa. Agora, a versão 12.1.26 do TOTVS Backoffice – Linha Datasul conta com uma opção para cadastro das informações referentes ao local de retirada de mercadorias, usado nas operações com Armazém Geral. Os dados são retirados automaticamente das tags correspondentes no XML da nota fiscal eletrônica. Sem preenchimento manual, sem erros e sem retrabalho.

ICMS Substituição Tributária Antecipada SP – Consumo de Saldo pela Última Entrada (CAT 42/2018)

Mantenha sua empresa em dia com a legislação fiscal de São Paulo. Na versão 12.1.26 do TOTVS Backoffice Linha Datasul, foi incluído um novo parâmetro para apuração de substituição tributária do ICMS SP, que permite consumir o saldo do STA pela última entrada. Com isso, quando você marca essa opção na operação com STA, o saldo da substituição tributária será consumido considerando as últimas notas fiscais de entrada do item, exatamente conforme prevê a legislação do estado de SP.


FISCAL

NOVAS FUNÇÕES

Relatório de Conciliação do Saldo do Bloco K com o SPED Fiscal

Evite inconsistências entre dados do Bloco K e do SPED Fiscal. O TOTVS Backoffice – Linha Datasul 12.1.26 conta com um relatório de conciliação que faz a comparação dos dados de saldo do Bloco K com as informações geradas para o SPED Fiscal, permitindo identificar e corrigir falhas de registro, para manter sua empresa 100% em conformidade com a legislação e as obrigações fiscais.

Através da rotina, é possível filtrar a pesquisa por período, item, indicador estoque, registros não conferidos e registros que apresentam diferença. Com o filtro de pesquisa aplicado, você realiza o cálculo do saldo final dos itens que ainda não foram atualizados e é possível visualizar os itens, indicador de estoque, data de processamento do Sped, saldo inicial, saldo do K200, saldo final calculado e diferença do saldo. 

Além disso, você pode selecionar os itens para exportar para arquivo Excel, indicar os registros que já foram conferidos e um botão de visualização de detalhes.  Ao clicar no botão de detalhes, é possível ainda visualizar as movimentações realizadas pelo item e indicador de estoque em todos os registros do SPED Fiscal no período. 

DRCST – Demonstrativo para Apuração Mensal do Ressarcimento, Restituição e Complementação do ICMS ST

Fique em dia com a legislação fiscal de Santa Catarina e não perca a oportunidade de receber corretamente a restituição pela substituição tributária. A versão 12.1.26 do TOTVS Backoffice – Linha Datasul agora permite gerar o Demonstrativo para Apuração Mensal do Ressarcimento, da Restituição e Complementação do ICMS Substituição Tributária – DRCST. Assim, você cumpre o prazo de apresentação do Demonstrativo para poder receber a restituição dos valores pagos ao ICMS ST, e efetuar ressarcimento e complementação dos valores, se for necessário.

GANHO DE EFICIÊNCIA

Lançamento Fiscal dos Registros 0460 e C195 do SPED Fiscal

Cumpra suas obrigações fiscais em qualquer estado do país. Na prática, sempre que houver ajustes (C197) para o documento fiscal, deve ser gerado pelo menos um registro de observação (C195) no SPED Fiscal. Só que, dependendo da legislação estadual, pode ser necessário gerar observações diferentes para cada ajuste.

Por isso, foi realizado um tratamento na extração de documentos fiscais para a ferramenta de automação fiscal (MLF) e para a geração do SPED Fiscal, na versão 12.1.26 do TOTVS Backoffice – Linha Datasul. Isso permite que você gere as observações de ajustes corretas no SPED Fiscal, independentemente do estado em que você opera.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *